Oscar 2023: confira curiosidades e marcos históricos dos indicados

Da presença asiática recorde com "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" à ausência notória de produções de streaming em 2023, confira informações dos indicados deste ano

18:53 | Mar. 06, 2023

Por: João Gabriel Tréz
Angela Bassett, Michelle Yeoh e Avatar: O Caminho da Água alcançam marcos históricos com indicações ao Oscar 2023 (foto: divulgação)

Todo ano, os indicados ao Oscar suscitam diferentes discussões, daquelas sobre quais obras foram esnobadas às que especulam as chances de vitória em cada categoria. Além desse tipo de debate, as indicações de atuações e filmes também abrem espaço para aspectos mais curiosos e de representatividade.

Da presença asiática recorde com “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” à ausência notória de produções de streaming indicadas neste ano, confira curiosidades e marcos históricos dos indicados do Oscar 2023.

Melhor Filme

  • Este é o quinto ano consecutivo em que a categoria de Melhor Filme tem pelo menos um indicado em língua não-inglesa: “Roma” (em 2019); “Parasita” (em 2020); “Minari” (em 2021); “Drive My Car” (em 2022); e o “Nada de Novo no Front” (em 2023). O longa alemão é o 15º indicado a Melhor Filme Internacional também indicado a Melhor Filme.
  • Com as indicações de “Avatar - O Caminho da Água” e “Top Gun: Maverick”, é a primeira vez que duas sequências são indicadas ao mesmo tempo ao prêmio de Melhor Filme e, ainda, a primeira vez que dois filmes que ultrapassaram U$ 1 bilhão na bilheteria global figuram na categoria.
  • Somente um dos 10 indicados a Melhor Filme é uma produção original de streaming: “Nada de Novo no Front”.

Melhor Direção

  • Este é o quarto ano consecutivo em que pelo menos uma pessoa asiática é indicada a Melhor Direção: Bong Joon-ho por “Parasita” em 2020; Lee Isaac Chung por “Minari” e Chloé Zhao por “Nomadland” em 2021; Ryusuke Hamaguchi por “Drive My Car” em 2022 e Daniel Kwan por “Tudo em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo” em 2023.
  • É a quinta vez na história do prêmio que uma dupla de diretores é indicada na categoria: Robert Wise e Jerome Robbins por “Amor Eterno Amor” em 1962; Warren Beatty e Buck Henry por “O Céu Pode Esperar” em 1979; Joel e Ethan Coen por “Onde os Fracos Não Têm Vez” em 2008 e por “Bravura Indômita” em 2011; e Daniel Kwan e Daniel Scheinert por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” em 2023.

Atuações

  • Michelle Yeoh é a primeira asiática indicada na categoria de Melhor Atriz.
  • Com as indicações de Hong Chau (“A Baleia”) e Stephanie Hsu (“Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo”), é a primeira vez que duas asiáticas são indicadas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
  • É a primeira vez que pessoas asiáticas são indicadas em três categorias de atuação no mesmo ano.
  • Com a indicação de Angela Bassett por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, é a primeira vez que um filme da Marvel é indicado a um Oscar de atuação.
  • Pela primeira vez desde 1935, todos os candidatos na categoria de Melhor Ator foram indicados pela primeira vez.

Outras categorias

  • Melhor Fotografia tem pela terceira vez na história da categoria uma mulher indicada: Mandy Walker, diretora de fotografia de “Elvis”.
  • John Williams se tornou o indicado ao Oscar mais velho da história, por ter conquistado indicação à Trilha Sonora por “Os Fabelmans” aos 90 anos.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui