Regina Duarte tem seguidores limitados; Instagram alerta fake news
Instagram emite alerta sobre "publicações repetidas de informações falsas" para novos seguidores de Regina Duarte“Tem certeza que deseja seguir @reginaduarte?”. Este é o aviso do Instagram aos que tentam seguir o perfil de Regina Duarte, atriz e ex-secretária da Cultura durante o governo de Jair Bolsonaro.
Conhecida para além de seus papéis nas novelas brasileiras, Regina é grande apoiadora do ex-presidente e bolsonarista “de carteirinha”, tendo usado constantemente o aplicativo como principal meio de compartilhamento de notícias falsas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após denúncias de usuários da plataforma, o Instagram deu início ao alerta sobre a propagação de “fake news” por parte da atriz. Os futuros seguidores de Regina, ao clicar no botão de “seguir”, recebem a notificação avisando que a conta publicou informações falsas inúmeras vezes.
“Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade.”, adverte o Instagram.
Instagram: alerta de fake news
Esta não é a primeira vez que o Instagram emite o alerta de informações falsas em perfis declarados bolsonaristas. Em fevereiro de 2022, o perfil do ex-deputado estadual cearense Delegado Cavalcante também avisava aos futuros seguidores sobre a propagação de fake news.
A conta de Neymar no Instagram também recebeu a notificação. O jogador do Paris Saint-Germain publicou um vídeo afirmando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigou o pastor André Valadão a se retratar das acusações que fez contra Luiz Inácio Lula da Silva.
A publicação foi compartilhada em outubro do ano passado, dias antes do segundo turno das eleições para a presidência. Na ocasião, o vídeo foi ocultado pelo Instagram e recebeu o aviso de “verificadores de fatos independentes afirmam que essa informação não se baseia em fatos.”.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui