Ben Stiller se diz orgulhoso de filme polêmico com blackface
O ator respondeu a um usuário no Twitter e defendeu a comédia "Trovão Tropical", lançada em 2008 e com indicação ao Oscar. Assunto viralizou nas redes sociais dos EUA
21:34 | Fev. 24, 2023
O ator norte-americano Ben Stiller negou ter pedido desculpas pelo filme “Trovão Tropical” (2008) ao responder um usuário na rede social Twitter que criticava a “cultura de cancelamento” relacionada ao longa-metragem.
“Sempre foi um filme controverso desde quando estreamos. Sou orgulhoso disso e do trabalho que todos fizeram nele”, afirmou Stiller em sua resposta.
A comédia satírica de 2008 foi acusada de blackface — prática em que os intérpretes se maquiavam com cores escuras para representar afro-americanos — com o personagem Kirk Lazarus, vivido por Robert Downey Jr.
No enredo, Downey vive um ator branco que passa por uma cirurgia de pele para representar o Sargento Lincoln Osiris, um homem negro. Ao ser questionado sobre seu papel no podcast “The Joe Rogan Experience”, Robert Downey Jr. discutiu as críticas.
O ator, que também interpretou o “Homem de Ferro” no universo cinemático da Marvel, justificou que conseguiria expor “a hipocrisia insana e egocêntrica dos artistas e o que eles pensam que podem fazer ocasionalmente” ao aceitar atuar como Kirk Lazarus.
‘Blackface": ENTENDA porque a prática é considerada racista
Ben Stiller foi diretor de “Trovão Tropical”
A produção foi dirigida por Ben Stiller, que atuou como o protagonista da trama, Tugg Speedman. O personagem, ator famoso que será um soldado nas gravações de filme no sudeste asiático, acaba realmente vivendo uma guerra.
Além de controvérsia com o blackface, o longa-metragem foi alvo de acusações sobre capacitismo, ou discriminação à pessoas com deficiência, em cenas com o personagem de Stiller, que representa outro papel (“Simple Jack”) para as gravações do filme fictício no enredo.
O filme “Trovão Tropical” foi indicado ao Oscar de 2009 na categoria de “Melhor Ator Coadjuvante” para Robert Downey Jr., apesar das acusações de blackface.
Denúncias de racismo crescem 54% em 2022 nas delegacias do Ceará; CONFIRA