Carnaval 2023: Praça dos Leões terá aparato de polo carnavalesco

A decisão ocorre após confusão na Praça dos Leões no último fim de semana na qual houve uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha pela GMF

12:11 | Fev. 09, 2023

Por: Miguel Araujo
Praça dos Leões durante pré-carnaval no sábado, 4 de fevereiro (foto: Reprodução/ Twitter)

Depois da confusão ocorrida no último sábado, 4, envolvendo a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e público que estava na Praça dos Leões durante uma festa de rua, o Bar Cultural Lions divulgou que, após reunião com a Prefeitura de Fortaleza, a praça receberá “o mesmo aparato dos polos oficiais de Pré-Carnaval e Carnaval” da Capital. Haverá também mudanças no horário de funcionamento do bar.

O comunicado foi publicado no perfil do empreendimento no Instagram nesta quinta-feira, 9. De acordo com o Lions, “a Prefeitura de Fortaleza se mostrou solícita e disposta a ouvir as demandas levantadas pelo bar e seus frequentadores”. Com isso, após reunião na última terça-feira, 7, ficou decidido que a Praça dos Leões terá “segurança e conforto” para os foliões que circularem pelo local, tendo o mesmo aparato dos polos oficiais do ciclo carnavalesco da Cidade.

| Leia também | Líder de Sarto defende ação da Guarda em confusão na Praça dos Leões

Nesta semana, o bar funcionará no sábado e no domingo de 16h às 23 horas. Na próxima semana, a casa abrirá de sábado a terça no mesmo horário. O perfil agradeceu a todos “que ressoaram a preocupação do bar”. “Essa conquista não seria possível sem vocês. Também agradecemos a imprensa local e figuras políticas que se posicionaram na questão”, acrescentou a nota.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) afirmou que dará apoio ao evento, mas que a concentração das estratégias de segurança será organizada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec). O POVO entrou em contato com a Sesec para saber mais detalhes sobre como ocorrerá a operação para os próximos fins de semana, e esta afirmou que a questão ficava a cargo da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).

Por meio de nota, a Seger informou que a Secretaria Executiva Regional 12 entrou em contato com o proprietário do Lions “para que, enquanto organizador, oficialize a realização do evento e o pedido de apoio ao município”. “O proprietário deverá apresentar a documentação necessária para conseguir a permissão na sede da Regional, comprometendo-se a seguir os termos definidos pela Prefeitura para a realização de eventos do Ciclo Carnavalesco”, acrescenta a nota.

Assim, de acordo com a Seger, será montado um plano operacional prevendo desvio de trânsito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e alterações de rota do transporte coletivo pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Haverá também atuação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no entorno.

Leia nota completa da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger):

A Prefeitura de Fortaleza informa que reuniu representantes da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Secretaria Executiva Regional 12 para elaborar um plano operacional voltado para atuação dos órgãos no entorno da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões), conforme procedimentos já empregados pela gestão municipal em todos os polos do Ciclo Carnavalesco 2023.

A Prefeitura atuará em conjunto com os órgãos de segurança do Estado no intuito de realizar ações preventivas para garantir a segurança e bem-estar dos foliões e dos trabalhadores. A operação integrada inclui alterações de rota do transporte coletivo, bloqueio de vias para evitar a ocupação irregular de veículos, controle de tráfego, fiscalização de paredões de som e disponibilização de banheiros móveis, além do ordenamento do espaço público. Os estabelecimentos comerciais deverão cumprir o horário de funcionamento para abertura e fechamento, isto é, das 16h às 23h.

Os proprietários do Bar Cultural Lions compareceram à sede da Regional 12, nesta sexta-feira (09/02), e apresentaram os documentões necessários para regularizar o evento junto ao poder público. O termo de permissão temporária foi concedido, que autoriza o funcionamento do evento e do estabelecimento seguindo critérios definidos pelo poder público para o exercício da atividade econômica durante as festas carnavalescas da cidade.

A confusão

No último sábado, 4, foliões que estavam na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, foram dispersados pela Guarda Municipal de Fortaleza durante uma festa de rua e, segundo fontes ouvidas pelo O POVO, a GMF jogou gás lacrimogêneo e atirou balas de borracha.

De acordo com uma mulher que preferiu não ser identificada, o local estava lotado às 23 horas, mas estava tranquilo. Entretanto, próximo à meia-noite, foram ouvidos estampidos e depois “uma multidão correu em direção à outra praça”. “Deu pra ver também uma fumaça subindo, só entendi que era realmente a polícia quando vi outras pessoas falando”, disse.

Localizado na Praça dos Leões, o Bar Cultural Lions criticou a “violência descabida” e que a guarda municipal havia sido acionada “para dispersar as multidões que estavam ocupando vias ao redor da praça para liberar a passagem de automóveis”. “Algumas pessoas tumultuaram, mas a grande maioria estava colaborando e se retirando, o que não impediu que a guarda abrisse fogo contra elas atirando balas de borracha e spray de pimenta”, afirmou em nota publicada no Instagram.

Em nota, a Guarda Municipal de Fortaleza afirmou ter sido acionada, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), "após o local ter registrado grande concentração de pessoas que ocupavam as vias de maneira desordenada e impediam o deslocamento pela área". A GMF disse ainda que "atuou no auxílio da desobstrução das ruas do entorno, de modo a facilitar o tráfego no local".

O POVO questionou à GMF se confirmava a utilização de bala de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão e qual o procedimento do "auxílio da desobstrução" citado na nota. Também foi questionado se houve reforço no aparato de segurança no local, visto que, embora não seja polo oficial, o ponto tem reunido multidões nas últimas semanas de Pré-Carnaval. 

(Colaboraram Ana Rute Ramires e Mariana Lopes)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui