Coluna Vanessa Passos: A descoberta do (meu) mundo
Clarice é uma das escritoras brasileiras mais traduzidas. Passou por Recife, Leme e viajou para fora do PaísComecei a ler Clarice na sétima série e foi um espanto pra mim. Eu fiquei apaixonada por aquela mulher, queria devorar ela toda. E não conseguia compreender como eu podia ter gostado tanto de algo que eu não entendia.
E continuava a ler aquela mulher espantosa. Com aquele olhar que me tirava a roupa. Sempre achei isso de Clarice. Ela me deixava nua. Não conseguia esconder nada. Era uma mulher com sua amante.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Clarice é uma das escritoras brasileiras mais traduzidas. Passou por Recife, Leme e viajou para fora do País.
Ver o documentário, que tem a direção de Taciana Oliveira e é fruto de uma pesquisa e um trabalho minucioso, resgatou algo daquela menina, algo daquele espanto.
O documentário foi realizado a partir da seleção de depoimentos da escritora e entrevistas com amigos e familiares, unidos, em uma costura poética, a trechos adaptados de sua obra. O filme contempla a exibição de material inédito. O documentário estreou no dia 8 de dezembro de 2022 em 13 salas de cinema por meio de um edital da Ancine.
Comemoramos os 102 anos de Clarice Lispector. Mas a descoberta do mundo não para. Ela continua. Nos seus livros e nas suas palavras que se eternizam e ganham outras formas, como esta com a qual Taciana nos presenteou.
Serviço:
A partir do dia 8 de março, o documentário "Clarice Lispector - a descoberta do mundo" estará disponível no pay-per-view no ITunes, Claro e Amazon. Para mais informações, todos os textos, entrevistas e críticas estão no site: www.filmeclaricelispectoradescobertadomundo.com
Leia Também | Confira a coluna anterior de Vanessa Passos: Estilo - um obstáculo a ser ultrapassado
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui