Paco Rabanne: morre estilista espanhol aos 88 anos

A morte do estilista Paco Rabanne foi confirmada nesta sexta-feira, 3, pelo grupo que detém a grife que leva seu nome

11:24 | Fev. 03, 2023

Por: Raquel Aquino
Morre Francisco Rabaneda y Cuervo, o estilista espanhol conhecido como Paco Rabanne, aos 88 anos (foto: Reprodução/Redes sociais)

O estilista espanhol Francisco Rabaneda y Cuervo, conhecido no mundo artístico como Paco Rabanne, morreu aos 88 anos. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 3, pelo grupo Puig, que cuida da marca com nome do modista.

O estilista era  conhecido por seus conjuntos metálicos e designs da era espacial da década de 1960, feitos com o uso de novos materiais como metal, plástico, alumínio, fibra ótica, concreto e outros. De acordo com o jornal francês "Le Monde", ele morreu em Portsall, na França. 

Após o anúncio da morte, os internautas lembraram de sua famosa frase do estilista: "Nem toda a gente pode ser uma estrela. Têm de saber ser inteligentes. O principal é falar de nós, sabermos diferenciar-nos dos outros. Nunca copie", disse Paco Rabanne em 2010 aos alunos do colégio La Croix-Rouge.

José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza da Puig, homenageou: “Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem senão Paco Rabanne poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre [ que significa ‘grelha de automóvel’] e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”.

“Aquele espírito radical e rebelde o diferenciava: há apenas um Rabanne. Com o seu falecimento, recordamos mais uma vez a sua enorme influência na moda contemporânea", continuou.

Paco Rabanne: vida e carreira

Francisco Rabaneda y Cuervo nasceu em 18 de fevereiro de 1934, em Pasaia, província de Guipuscoa, parte do País Basco espanhol. Seu interesse pela moda surgiu por meio da mãe, que trabalhava na Cristobal Balenciaga.

Apaixonado por artes e pinturas,  Rabanne estudou arquitetura durante 10 anos na Ecole Nationale des Beaux-Arts. Sua estreia como estilista foi em 1964, num desfile experimental que chamou a atenção pelos pés descalços das modelos.

Na década de 1990, Paco Rabanne ficou conhecido na TV francesa pelo esoterismo, tema que o fez escrever vários livros de sucesso e ser visto, naquela época, falando mais sobre bolas de cristal do que sobre roupas.

O começo de sua carreira foi marcado pelo desenho de bolsas e sapatos sofisticados, antes de se dedicar à moda, desenhando roupas e joias com materiais não convencionais, como metal e plástico.

A primeira coleção de Rabanne foi descrita por ele como “vestidos inúteis feitos de materiais contemporâneos”. Eram peças feitas a partir de tiras de plástico unidas por argolas de metal, usadas por modelos descalças em uma apresentação em um hotel de luxo em Paris.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui