Elas por Elas: novela estreia no Globoplay e vai ganhar remake

Relembre "Elas por Elas", novela clássica de Cassiano Gabus Mendes que originou o marcante personagem Mário Fofoca

09:00 | Jan. 22, 2023

Por: Hellen Queiroz
Luis Gustavo e Eva Wilma fizeram parte do elenco da novela (foto: Acervo/Globo)

Há cerca de 40 anos, estreava na Rede Globo “Elas por Elas”, um clássico que ficou marcado na teledramaturgia brasileira, principalmente pelo personagem Mário Fofoca (Luis Gustavo). A história da novela gira em torno de sete mulheres que foram colegas de escola e não se veem há 20 anos. Até que uma delas decide organizar um reencontro do grupo. O que não esperavam é que as lembranças do passado e as coincidências do presente afetassem suas vidas. Na época, a telenovela atingiu surpreendentes índices de audiência.

Pensando em reviver tal sucesso, a Globo deu aos fãs da trama duas notícias nesta semana: a estreia da original na plataforma de streaming Globoplay e a chegada de um remake nas telinhas do canal. Agora, o público pode relembrar a história de 1982 enquanto se prepara para assistir à refilmagem.

Dirigido por Amora Mautner (Avenida Brasil), o remake está previsto para estrear na TV no segundo semestre de 2023, depois de “Amor Perfeito”. A história será ambientada nos dias atuais e deve ir ao ar na faixa das 18 horas.

Relembre a trama

A história é centrada na vida das sete amigas: Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Esther Góes), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm). Após anos sem se encontrarem, elas percebem que suas vidas estão mais ligadas do que imaginam, já que descobrem, por exemplo, que o homem casado com quem Wanda namora é, na verdade, marido de Márcia.

Tal história se desenrola quando o marido de Márcia morre em um quarto de motel e ela contrata o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca para investigar o caso. Ao longo dos capítulos, a viúva passa a se sentir atraída por ele, tentando agarrá-lo a qualquer custo.

A importância do investigador vai além de seu envolvimento com ela, tendo em vista que ele concentrava o tom humorístico do folhetim e ficou marcado na teledramaturgia brasileira. A prova disso é que, após o encerramento da trama, Luis Gustavo ainda viveu o personagem outras três vezes: no seriado “Mário Fofoca” (1983), no filme “As Aventuras de Mário Fofoca” (1983) e no remake da novela “Ti-ti-ti” (2010).

5 curiosidades sobre “Elas por Elas”:

  • De acordo com Eva Wilma, várias cenas entre ela e o personagem de Luis Gustavo foram improvisadas.
  • Wolf Maya, diretor da novela, preparava surpresas para os atores durante as gravações, como deixar uma cadeira bamba no cenário para que Luis Gustavo se assustasse ao sentar. O objetivo era deixar as cenas mais espontâneas e aproveitar as soluções encontradas pelos atores.
  • A música “Falando Sério”, de Roberto Carlos, foi proibida de ser usada no folhetim. A censura aconteceu por conta do trecho "e apenas ser mais um na sua cama", cantado por Mário Fofoca para uma de suas paqueras.
  • A obra teve uma reprise anunciada no Vale a Pena Ver de Novo no começo de 1984, mas, de um dia para o outro, foi trocada por "Água Viva" (1980). Assim, “Elas por Elas” só passou a ser exibida no programa um ano depois do que estava previsto.
  • Quando ainda era modelo, Xuxa fez uma participação especial na novela, contracenando com René (Reginaldo Faria).

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui