Lula pretende recolocar pintura clássica de Orixás no Planalto
Considerada uma obra clássica,"Orixás" foi retirada por Jair Bolsonaro (PL) quando assumiu a presidência, em 2019Após ressaltar a importância da fé e da diversidade em seu discurso de posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai voltar a exibir a pintura "Orixás" no Palácio do Planalto. A decisão foi anunciada pela primeira-dama Janja Silva durante a posse da ministra da Cultura Margareth Menezes no dia primeiro.
Antes de ser retirado, "Orixás" ocupava espaço de destaque no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O quadro da artista Djanira da Motta e Silva, conhecida apenas como Djanira, foi retirado a mando de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. À época, a decisão foi baseada na opção religiosa do casal. Considerado um quadro clássico, a última vez que havia sido retirado foi durante a ditadura militar, pelo general Ernesto Geisel.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A posse tem um significado simbólico muito grande para o governo do presidente Lula", declarou Janja. No Ministério da Cultura (MinC), a festa da posse reuniu desde notáveis da arte como da gestão cultural.
Os cearenses Fabiano Piúba, ex-secretário de Cultura do Ceará que assume a Secretaria Executiva de Formação, Livro e Leitura, Luisa Cela, atual secretária, e Henilton Menezes, jornalista, gestor Cultural, e ex-Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (2010-2013), que irá ocupar a Secretaria de Fomento e Economia Criativa.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui