Avatar 2: veja 5 curiosidades que você provavelmente não conhecia
O lançamento do filme de James Cameron estreou em 15 de dezembro no Brasil; confira as curiosidades da produção de Avatar
21:46 | Dez. 20, 2022
A sequência de Avatar, filme lançado em 2009, fez a sua estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira, 15 de dezembro, após 13 anos de espera. “Avatar: O Caminho da Água” arrecadou 45,2 milhões de reais desde o seu lançamento no País, segundo os dados publicados pelo ComScore.
O longa-metragem segue a luta de Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana), protagonistas do primeiro filme, para proteger sua família e os seres em Pandora.
Avatar 2: Curiosidades sobre o filme
Confira as curiosidades de “Avatar: O Caminho da Água”, o novo filme do diretor e roteirista James Cameron.
Custos de produção
O orçamento estimado para a sequência de Avatar avalia os custos em 250 milhões de dólares. O presidente executivo da 21st Century Fox, Lachlan Murdoch, afirmou para a Variety em 2017 que as continuações de James Cameron “serão os filmes mais caros de todos os tempos".
Para compensar os custos de produção, a obra cinematográfica de Cameron deve arrecadar cerca de 2 bilhões de dólares. A bilheteria de Titanic, por exemplo, a terceira maior da história, chegou a 2,2 bilhões.
O próximo “Senhor dos Anéis''?
“Eu estava tentando emular um universo de ‘Guerra nas Estrelas’ ou ‘Senhor dos Anéis’. Algo que é um mundo persistente ao qual as pessoas podem voltar e desfrutar com o tempo”, afirmou James Cameron para Robert Rodriguez na Variety.
Diferente das obras de Tolkien, o diretor conta que não tinha um guia como o “Silmarillion” – referindo-se à base para a série “Os Anéis do Poder” da Amazon Prime – e precisou criar uma “pequena sala de roteiristas”.
“Se você olhar para algo como ‘Os Anéis do Poder’, com tantas histórias e personagens interessantes, era isso que eu aspirava”, afirmou Cameron.
Língua na'vi de Pandora
Seguindo o exemplo de outras franquias como “Senhor dos Anéis”, “Star Trek” e até “Games of Thrones”, os filmes de Avatar possuem um idioma próprio, o na'vi, criado pelo linguista Paul Frommer.
O professor da Universidade do Sul da Califórnia foi convidado por James Cameron para desenvolver o dialeto em 2009 e expandiu as informações sobre o idioma em seu blog Learn Na’vi.
Os mares de Avatar
O ecossistema aquático da sequência de Avatar se interliga com a relação do próprio diretor, James Cameron, como explorador do oceano.
“Eles dizem: 'Escreva o que você sabe', e eu sei muito sobre o oceano e amo o oceano. E pensei, por que não juntar duas coisas que amo?”, relata à National Geographic.
Para Cameron, o filme também oferece a oportunidade ao público de visualizar “os nossos oceanos 300, 400, 500 anos atrás”, antes do desenvolvimento industrial.
Mais feminista que “Mulher-Maravilha” e “Capitã Marvel”?
Na série “Directors on Directors” da Variety, James Cameron causou polêmica ao afirmar que seu lançamento considerava mais o empoderamento feminino do que produções da DC e da Marvel, como Mulher-Maravilha e Capitã Marvel.
Em “Avatar: O Caminho da Água”, uma das personagens de Cameron é uma guerreira grávida de seis meses. “Mulher Maravilha e Capitã Marvel – todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal”, explicou.
Vídeo: assista ao trailer de Avatar 2
Você pode ver também direto do YouTube.