Liniker no Roda Viva: "Pessoas brancas tentam inviabilizar nosso poder"

A artista foi entrevistada nesta segunda feira, 12, e falou sobre protagonismo negro e a indicação de Margareth Menezes para o Ministério da Cultura

13:56 | Dez. 13, 2022

Por: Raquel Aquino
Liniker falou sobre a dificuldade de pessoas trans negras a assumirem papel de protagonismo (foto: Reprodução/Roda Viva)

A multiartista brasileira Liniker participou do programa Roda Viva nesta segunda-feira, 12, e falou sobre dificuldades para pessoas trans e negras chegarem a um lugar de destaque. Na mesma conversa, ela criticou o atual governo e falou sobre a invisibilidade que a branquitude causa nas pessoas pretas.

O diretor e roteirista Pedro França questionou Liniker sobre a indicação de Margareth Menezes ao Ministério da Cultura. A artista respondeu afirmando que apesar desta indicação, artistas negros raramente estão nos lugares de destaque e sofrem tentativas de boicote.

“Por mais excelente que a gente seja enquanto cantoras negras, que estão movimentando as coisas, nunca estamos nos lugares de destaque. É muito doido perceber como muda a partir do momento que ganho um Grammy, como os lugares me veem com uma importância maior”, afirmou Liniker

A artista contou em sequência: “E é muito doido pensar que meu trabalho é feito desde 2015, por mais que tenha rompido muitas bolhas e chegado em muitos lugares, fui muito boicotada e fiquei muito invisível”

Protagonismo negro e invisibilidade

Sobre protagonismo na carreira, Liniker falou sobre a busca pela invisibilidade das pessoas negras: “Quando a gente é protagonista da nossa própria história, aparece um grupo de pessoas brancas e tenta inviabilizar o seu poder. Por exemplo, ir ao Grammy com um vestido, mas dizem que está indo para mostrar sua roupa, e não por conta do disco incrível”.

O diretor França insiste ainda na pergunta sobre a indicação de Margareth e Liniker destaca que está muito feliz com a indicação e o sucesso dela.

“É incrível saber que uma negona está à frente do Ministério da Cultura, fazendo com que esse espaço que foi invisibilizado e apagado nessa gestão hipócrita e podre está voltando sobre um cadeado preto”, finalizou.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui