Luciano Huck pede desculpas após pergunta sobre George Floyd em quiz
Huck foi questionado pelo professor Thiago Amparo por pergunta considerada "traumática" sobre morte de George Floyd"Qual destas frases foi dita por George Floyd antes de ser assassinado em 2020 e virou um grito de protesto contra o racismo?", perguntou Luciano Huck durante o quadro "Quem quer ser um milionário?", no programa "Domingão" no último domingo, 4. A pergunta foi recebida de forma negativa por ativistas e público das redes sociais.
Um deles foi o advogado, professor de direitos humanos e jornalista, Thiago Amparo. "Oi, Luciano Huck. Sei que me segue aqui e já trocamos ideias! Vamos falar sobre essa pergunta? Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável", escreveu ele, em uma rede social.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vc tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez + consciente do qto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito p/ reagir de imediato. Errei. Peço desculpas.E vms conversar https://t.co/zFGbytxzML
"Você tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez mais consciente do quanto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito para reagir de imediato. Errei. Peço desculpas. E vamos conversar", respondeu o apresentador.
O jornalista, que havia se colocado à disposição de Luciano e de sua equipe, completou a publicação em seguida. "Obrigado por me escrever no privado e começarmos este diálogo. Entendo que só veja as perguntas na hora mesmo e que já falamos sobre o tema racial em outros momentos. Seguimos aprendendo uns com os outros fora do Twitter, que já está cheio de ódio. Grande abraço", completou Amparo.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente