Galerias de arte do Ceará recebem exposições de obras internacionais
Galerias cearenses recebem obras de 30 artistas do Intercâmbio Internacional sobre arte relacionalO Intercâmbio Internacional “Hospitalidade enquanto estética relacional” acontecerá ao longo deste mês de novembro em três cidades do Ceará. Cerca de 30 artistas, nacionais e do exterior, participarão de exposições e oficinas até o final do mês de novembro.
A proposta é mergulhar no universo da hospitalidade em suas múltiplas possibilidades de práticas artísticas relacionais. As atividades estão previstas para acontecer em Fortaleza, Fortim (litoral leste) e Guaramiranga (Maciço de Baturité).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O projeto é uma parceria entre o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Ponte Cultura, associação alemã, financiadora do projeto. O evento conta com cerca de 30 artistas visuais estrangeiros (da Alemanha, França, Reino Unido, Canadá) e brasileiros (do Ceará, Pará, São Paulo e Minas Gerais).
Ana Cristina Mendes, idealizadora e organizadora do grupo de pesquisa Meio Fio, também faz parte da associação alemã Ponte Cultura e explica como funciona esse intercâmbio: “Os encontros acontecem em forma de residência artística e nesse, em Fortaleza, viveremos a experiência da hospitalidade cearense enquanto estética relacional. Passaremos 17 dias num coletivo especialíssimo de experiências, nos relacionando e partilhando desse tempo juntos”.
A residência artística consiste no deslocamento do artista para um outro contexto cultural, com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associado à troca de experiências. A ideia é promover uma experiência estética e reflexiva em arte pública contemporânea.
O Intercâmbio também conta com oficinas de pintura, desenho, fotografia, caderno de artista e processo de criação, abertas ao público e gratuitas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Fortaleza.
“Um lugar no lugar do outro”
A primeira exposição será aberta nesta quinta-feira, 17, a partir das 18 horas, na Galeria Café das Artes Vila Selvagem, em Fortim. Denominada “Um lugar no lugar do outro”, a exposição consiste em obras compartilhadas, em que artistas cearenses interferem livremente nos trabalhos impressos dos artistas internacionais.
Como parte da programação do evento, acontecerá o colóquio "Arte, Hospitalidade e Responsabilidade Socioambiental", no Hotel Escola Guaramiranga, no IFCE, de 24 a 26 de novembro.
Em Fortaleza, acontecerão exposições na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, Galeria Leonardo Leal, Galeria Multiarte e no Museu de Arte da UFC.
“É uma oportunidade daquelas que são presentes para vida inteira. Aqui, diferenças se misturam e fronteiras de culturas diluem-se através dessa ponte que nos une”, completou Ana Cristina Mendes.
Agenda: Exposições
Dia 17/11, às 18 horas - “Um lugar no lugar do outro” (Pequenos Formatos), Café das Artes Vila Selvagem, Pontal de Maceió, em Fortim.
Dia 18/11, às 18 horas - “Ô de fora... Tome chegada”, Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea (rua Canuto de Aguiar, 1401 , Meireles - Fortaleza).
Dia 19/11, às 10 horas - “Daqui e de onde você está...”, em homenagem ao artista Siegbert Franklin, conversa com Rafael Carvalho, Galeria Leonardo Leal (rua Visc. de Mauá, 1515 - Aldeota, Fortaleza).
Dia 21/11, às 18 horas - Exibição do vídeo Territórios, de Petros Sevastikoglou. Bate-papo com os gestores da Associação Alemã Ponte Cultura, Marianne e Peter Stüve, com o representante do Na Casa do Artista, Werne Souza e com os anfitriões desse Intercâmbio, Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim. Galeria Multiarte (R. Barbosa de Freitas, 1727 - Aldeota, Fortaleza)
Dia 22/11, às 18 horas – “Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas”, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC), (avenida da Universidade, 2854 - Benfica- Fortaleza).
Oficinas
Local: Bloco Didático do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE (avenida Treze de Maio, 2081 – Benfica - Fortaleza)
- Dias 21 e 22 /11 - 14h às 17h - Desenho expandido, com Brigitte Schwacke e Lisa Haselbek (Alemanha)
Caderno de Artista, com Reinhild Gerum (Alemanha)
Fotografia experimental (Cianotipia), com Wendel Medeiros (IFCE)
Pintura experimental, com Gerlinde Pistner, Fred Ziegler e Tevauha -Thomas Volkmar Held (Alemanha) - Dia 22/11 - 14h às 17h - Processo de Criação: Sistematização da Imagem, com James Kudo (SP).
- Dias 24 e 26/11 - no Hotel Escola Guaramiranga (IFCE), Colóquio Arte, Hospitalidade e Responsabilidade Socioambiental.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui