Pinacoteca do Ceará tem previsão de abertura para dezembro de 2022

Previsão anterior apontava entrega do equipamento cultural até agosto. Data foi ajustada por "questões técnicas e de logística"

16:29 | Out. 18, 2022

Por: João Gabriel Tréz
Registro da Pinacoteca do Ceará em 11 de julho de 2022 (foto: Lia de Paula / divulgação)

Um dos novos e mais aguardados equipamentos culturais do Governo do Estado, a Pinacoteca do Ceará tem nova previsão de entrega: dezembro de 2022. A data foi informada ao Vida&Arte pela Secretaria Estadual de Cultura após demanda à pasta. A Secult adiantou ainda que a programação de abertura deverá comemorar os centenários dos artistas cearenses Aldemir Martins e Antônio Bandeira, além de contar com exposição coletiva com nomes do Estado.

A Pinacoteca do Ceará é um equipamento que integra o Complexo Cultural Estação das Artes, espaço na Praça da Estação que foi inaugurado no fim de março deste ano. Em entrevista ao Vida&Arte na época da abertura do complexo, o secretário da Cultura Fabiano Piúba havia afirmado que a previsão inicial de entrega da Pinacoteca era “entre junho, julho e agosto”. A data foi ajustada, segundo informa a Secult, por “questões técnicas e de logística”.

Entre elas, a nota enviada ao Vida&Arte cita “prazos necessários para importação dos equipamentos de climatização e de refrigeração, para o recebimento dos equipamentos de áudio, vídeo e cênica, assim como para respeitar o tempo do defeso político, quando são impostas limitações para contratação por chamada pública dos trabalhadores, imprescindíveis para formação e montagem do equipamento”.

O prédio da Pinacoteca teve as “obras civis estruturais” já concluídas e os trabalhos restantes são referentes a “arremates e acabamentos dos pisos, esquadrias e forro, além da instalação dos equipamentos de infraestrutura tais como a conclusão do sistema de climatização, iluminação, sonorização, acessibilidade e segurança (proteção e combate a incêndio e pânico) e tratamento acústico do auditório”. “Seguimos também o processo de implementação dos equipamentos de mobiliário”, acrescenta a nota.

O texto segue explicando que, em paralelo a isso, foi dada sequência à “produção das grandes mostras programadas para a abertura da Pinacoteca”, com passos como “a higienização de obras do acervo do Governo do Estado do Ceará, trabalhando com a equipe de expografia, curadoria, entre outras”.

As programações previstas para o momento inicial incluem “uma exposição em comemoração aos centenários dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira, juntamente com uma grande coletiva de outros artistas cearenses, integrantes do acervo e convidados”.

A Secult também adianta que o “primeiro momento de funcionamento já contará com ações de formação, como visitas mediadas, visitas programadas, oficinas, cursos, seminários e ateliê de pesquisa”.

A Estação das Artes é composta ainda pelo Mercado AlimentaCE, o Museu Ferroviário e o Centro de Design, entre outros. O funcionamento pleno de todos os espaços vem sendo gradual desde a abertura do complexo, o que também deve se repetir no caso da própria Pinacoteca, segundo a Secult. A secretaria prevê realização de atividades abertas ao público para construção coletiva do Plano Museológico do equipamento, por exemplo.

“Ainda antes da abertura do equipamento, será realizada uma escuta à comunidade para a construção conjunta do Plano Museológico da instituição, com um seminário aberto ao público, e, posteriormente, fóruns, no intuito de escutar as comunidades alvo do museu, para fundamentar os futuros programas”, informa a pasta.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui