Artistas brasileiras cortam mechas de cabelo em apoio a movimento no Irã
Atrizes e dramaturgas participaram de vídeo de movimento que apoia protestos de mulheres iranianas por liberdade e igualdade iniciados após morte de jovem no país
11:17 | Out. 13, 2022
Há cerca de um mês, as ruas do Irã foram tomadas por protestos que iniciaram após a morte da jovem Mahsa Amini, que havia sido detida pela "polícia da moralidade" do país por alegadamente não usar o hijab, véu islâmico, da forma devida. De lá para cá, diversos movimentos de apoio se replicaram pelo mundo, chegando ao Brasil. Grupo de atrizes e autoras da novela "Órfãos da Terra", exibida na Globo em 2019, publicaram vídeo com a hashtag #hairforfreedom, cortando mechas do cabelo em alusão ao ato que marcou as manifestações.
Confira o vídeo:
Nomes como Eliane Giardini, Paula Burlamaqui, Carol Castro, Betty Goffman e Leona Cavalli aderiram ao movimento de apoio. O gesto de cortar o cabelo faz referência ao ato de protesto de diversas mulheres iranianas que, em meio às manifestações, queimaram hijabs e cortaram os próprios cabelos em desafio às leis.
"Nossas mechas simbolizam a nossa admiração e respeito por todos que lutam pela liberdade da vida e dos corpos", afirma texto que compõe o vídeo, publicado pelas artistas nas redes sociais. "Mahsa Amini presente!", encerra.
Anteriormente, um vídeo de atrizes francesas cortando os próprios cabelos também em apoio às manifestações havia sido divulgado. Nele, nomes como as vencedoras do Oscar Juliette Binoche e Marion Cotillard e a indicada ao prêmio Isabelle Huppert apareceram fazendo o gesto.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui