Gloria Perez se inspirou em linchamento real na novela "Travessia"

Nos próximos capítulos, Brisa será vítima de uma notícia falsa após colocarem seu rosto em uma imagem de alerta sobre uma sequestradora de bebês

A nova novela das nove da TV Globo, "Travessia", estreou na última segunda, 10 de outubro. A trama é focada em Ari e Brisa, que cresceram juntos no interior do Maranhão e engatam um romance. Mas nos próximos capítulos, a moça será vítima de uma notícia falsa, inspirada em uma história real que aconteceu em Guarujá, São Paulo, há oito anos.

Brisa será vítima de um crime virtual. A partir de uma foto sua publicada nas redes sociais, dois adolescentes fizeram uma montagem colocando seu rosto em uma notícia sobre uma sequestradora de bebês. A imagem viraliza nas redes sociais e quando Brisa é reconhecida, precisará fugir de uma multidão enfurecida que busca agredi-la.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Essa história foi inspirada no caso real envolvendo Fabiane Maria de Jesus. Em 2014, aos 33 anos, a dona de casa e mãe de dois filhos foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças, que teve o retrato falado divulgado em uma página do Facebook, chamada "Guarujá Alerta", e foi espancada até a morte por moradores do próprio bairro, Morrinhos.

O post dizia: “Boatos rolam na região da praia do Pernambuco, Maré Mansa, Vila Rã e Areião, que uma mulher está raptando crianças para realizar magia negra. Se é boato ou não, devemos ficar alertas”. A publicação viralizou entre os moradores da cidade, sendo compartilhada 765 vezes.

Após a agressão, Fabiane foi encontrada por policiais militares em estado grave. Ela foi socorrida, mas morreu dois dias depois. De acordo com a Polícia Civil, o retrato falado foi feito em 2012 e era referente a uma mulher acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe no Rio de Janeiro. Ou seja, não havia buscas por uma sequestradora de bebês na cidade de Fabiane. Portanto, a notícia publicada no Facebook era falsa. Pessoas presentes no linchamento gravaram e tiraram fotos do ato, que viralizou nas redes sociais.

"Travessia" entre o real e ficcional

Na novela, Lucy Alves interpreta Brisa e em entrevista ao Fantástico comentou sobre o que sentiu ao gravar a cena em que é perseguida. "Foi uma coisa avassaladora. Me deu um calafrio de sentir a vibração daquelas pessoas gritando, vindo em cima de mim. Imagina para Brisa também, porque ela nem sabia o porquê as pessoas estavam a agredindo. Uma mulher que não fez nada”, disse.

Em entrevista ao Gshow, Glória Perez declarou que na época ficou chocada com o caso. "No caso da Fabiane, não tinha nenhuma sequestradora sendo procurada. Alguém mudou de graça um retrato, e ao chegar em uma praça, alguém reconheceu a mulher porque tinha visto aquela foto no Facebook. E aí começam a dizer tem uma sequestradora ali e acontece aquele fenômeno da multidão, né? Aquilo vira um rastilho de pólvora. A pobre moça foi linchada", comentou a autora.

Desenrolar do caso

Após o linchamento, cinco homens foram condenados à pena máxima de 30 anos de reclusão cada e a pagar uma indenização à família de R$ 550 mil, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. Duas mulheres responsáveis por acusar Fabiane foram indiciadas por incitação ao crime. Apesar disso, as pessoas que divulgaram a informação falsa no Facebook não foram responsabilizadas pelo ocorrido. Após a repercussão do caso, um projeto de lei foi criado para incluir a divulgação de notícias falsas no Código Penal, mas aguarda votação no Congresso.

A família de Fabiane processou o Facebook, pedindo uma indenização de R$ 36 milhões, mas perdeu nas duas primeiras instâncias e aguarda julgamento do caso no STF (Superior Tribunal Federal). "Só espero, sinceramente, que o final dessa personagem seja diferente da minha mãe, que ela consiga fazer justiça, ela consiga ter um final feliz junto com a família dela, né?", declarou Yasmin, filha mais velha de Fabiane, que tinha apenas 13 anos quando a mãe faleceu, em entrevista ao Fantástico.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Travessia Glória Perez TV Globo Fabiane Maria de Jesus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar