Festival da Imaginação acontece na Estação das Artes e no MIS
Evento gratuito está marcado para os dias 7 e 8 de outubro e marca a abertura do programa "Trans.Implic.Ações"Com o intuito de exibir o trabalho de artistas periféricos de Fortaleza, o Festival da Imaginação ocorrerá nos dias 7 e 8 de Outubro. A exibição ocorrerá no Museu de Imagem e do Som do Ceará e busca contemplar uma diversidade de vozes e informações, assim como levantar debates sobre questões raciais e de gênero por meio de metodologias vivenciais e arte-educativas. A iniciativa é a abertura do programa "Trans.Implic.Ações", destinado a trabalhadores e gestores do Instituto Mirante, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Instituto Dragão do Mar(IDM).
De acordo com Juliana Marinho, assessora do Instituto Mirante, a ação promove o debate sobre a execução de atividades de equipamentos públicos culturais do Ceará. “Este evento atende a uma demanda de formação de gestores culturais envolvidos diretamente com a execução das Políticas Públicas de Cultura. Compreende-se que as mudanças sociais exigem mudanças estruturais que, por sua vez, precisam de investimento, formação, disposição e engajamento de todes”, afirmou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Juliana acrescenta que, o ciclo formativo "Trans.Implic.Ações" surgiu a partir da necessidade de colocar em pauta os temas relacionados à racialização e dissidência de gênero, e foram considerados prioritários por apresentarem demandas sociais imediatas, visto que ganharam repercussão no cotidiano das ações implementadas.
O evento contará com exposições, oficinas, performances e shows ao vivo. Tieta Macau, expositor do Festival, comenta sobre a importância da ação e seu significado para os artistas. “Para além de um ciclo de debates e formação dos gestores, o Festival também está vinculado a produções artísticas e conversas sobre curadorias, todas atravessadas às questões urgentes da sociedade, como a racialidade e pluralidade de gênero, por exemplo”, comentou.
O artista é integrante da Casa Okan, uma das atrações do Festival, e ficará responsável por apresentar dois trabalhos produzidos pelo grupo. A exposição estará voltada para obras afrodescendentes, negras e ameríndias, e reforça a relação do ser com o invisível. “A mostra visa apresentar historiografias ocidentais e a ligação do ser com memórias de encantaria e a caboclaria, que de algum modo estão presentes em muitas manifestações afro- brasileiras.” explicou.
Festival da Imaginação
Quando: 7 e 8 de Outubro
Onde: Sexta-feira, 7, no MIS-CE, a partir das 16h
Sábado, 8, na Estação das Artes, a partir das 9h
Gratuito: aberto ao público
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui