Francesa Annie Ernaux vence o Nobel de Literatura

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, pela Academia Sueca, em Estocolmo. Annie Ernaux estará na edição da Flip deste ano

A escritora francesa Annie Ernaux, conhecida por seus romances sobre classe e gênero baseados em sua experiência, foi anunciada nesta quinta-feira como a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, pela Academia Sueca, em Estocolmo.

A escritora, de 82 anos, foi premiada pela "coragem e acuidade clínica com que descobre as raízes, os distanciamentos e as restrições coletivas da memória pessoal", explicou o júri do Nobel.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Annie é professora universitária de Literatura e tem obra literária essencialmente autobiográfica. Um dos destaques da produção dela é a obra "O Acontecimento", de 2000, em que a autora relata aborto clandestino que fez nos anos 1960.

"É um texto implacavelmente honesto, onde entre parênteses ela acrescenta reflexões em uma voz vitalmente lúcida, dirigindo-se a si mesma e ao leitor em um único e mesmo fluxo", afirmou a Academia sobre o livro.

A estreia da autora foi ainda nos anos 1970 com o romance "Les Armoires Vides", que não foi lançado no Brasil. Annie veio obter destaque internacional somente após a publicação de "Os Anos", em 2008, livro vencedor do prêmio Renaudot.

"Fiquei surpresa. É uma grande responsabilidade testemunhar, não necessariamente em termos de escrita, mas testemunhar com precisão e justiça em relação ao mundo", afirmou a autora em entrevista à emissora sueca SVT.

Lista dos últimos dez vencedores do Prêmio Nobel de Literatura, atribuído em 2022 à autora francesa Annie Ernaux.

2022: Annie Ernaux (França)

2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)

2020: Louise Glück (Estados Unidos)

2019: Peter Handke (Áustria)

2018: Olga Tokarczuk (Polônia)

2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)

2016: Bob Dylan (Estados Unidos)

2015: Svetlana Alexievich (Belarus)

2014: Patrick Modiano (França)

2013: Alice Munro (Canadá)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prêmio literatura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar