Projeto em Campos Sales conta a história de Bárbara de Alencar para crianças

Nesta sexta-feira, 7, será exibido a partir das 19 horas um documentário na praça da comunidade retratando as ações da iniciativa

11:23 | Out. 06, 2022

Por: Miguel Araujo
Ação em Campos Sales Desencantando Bárbara apresentou a história de Bárbara de Alencar para crianças (foto: Divulgação)

Intitulado “Desencantando Bárbara”, um projeto lançado em 28 de agosto na comunidade de Itaguá, distrito de Campos Sales, buscou narrar a vida da revolucionária Bárbara de Alencar para crianças. A ação foi realizada com apresentação de fantoches, contos e oficina de pinturas com o tema “Paixão, vida e morte de Bárbara”. Nesta sexta-feira, 7, será exibido a partir das 19 horas um documentário na praça da comunidade de Itaguá retratando as ações da iniciativa.

Aproximadamente 40 telas foram pintadas no evento promovido pela Fundação Sintaf em parceria com a Estação de Cultura Ecopedagógica e o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). “Com elas, seguimos em cortejo, ladeira acima, a fim de acordar Bárbara de um sono secular, no jazigo da capela. Assim, ela desencantou-se!”, afirmou Luiz Carlos Diógenes, coordenador Regional Adjunto do Sintaf no Cariri, em material de divulgação.

A iniciativa ocorreu no mercado da comunidade de Itaguá no dia de celebração do aniversário de 190 anos da morte de Bárbara de Alencar. Nascida na cidade de Exu, em Pernambuco, ela se mudou para a cidade de Crato para trabalhar como comerciante ainda muito nova, e foi uma das líderes da Revolução Pernambucana de 1817. O movimento lutava pela separação do Brasil de Portugal.

Mãe dos também revolucionários José Martiniano Pereira de Alencar e Tristão Gonçalves, e avó do escritor José de Alencar, ela chegou a participar da Confederação do Equador, em 1824. Bárbara de Alencar foi presa e torturada. Itaguá é o local onde foi sepultada.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.