"Tantos Carnavais Depois": Luxo da Aldeia celebra 15 anos com webdoc
Produção comemora aniversário do bloco Luxo da Aldeira e exibe o reencontro com o público após a pandemia. Webdoc será disponibilizado nesta quarta-feira, 5
16:16 | Out. 05, 2022
Quem costuma cair na folia em Fortaleza já deve ter escutado o Luxo da Aldeia, um dos principais blocos carnavalescos da capital cearense. O coletivo comemora 15 anos de festividade com o lançamento do webdoc "Tantos Carnavais Depois", disponível na plataforma de vídeos YouTube a partir desta quarta-feira, 5, às 18 horas.
O webdoc rememora a trajetória do grupo desde a primeira apresentação, realizada em 2007 no bairro Benfica, até a consolidação do Luxo como um importante elemento da festa fortalezense. O documentário ainda traz o registro musical do reencontro com o público após dois anos sem apresentações, em razão da pandemia.
A produção é dirigida por Gustavo Portela e conta com depoimentos dos integrantes Mateus Perdigão (voz e guitarra), Bruno Perdigão (voz e guitarra baiana), João Paulo Martins (voz) e Tiago Porto (percussão), além de Marcus Vinicius de Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal, que fazem parte da organização do bloco.
O registro também evidencia curiosidades e fatos marcantes, em histórias que resgatam vivências em pontos como o Bar do Chaguinha, Mercado dos Pinhões, Praia de Iracema e Praça do Ferreira.
Leia mais
"O webdoc é uma forma não só de celebrar os 15 anos, mas de mostrar a alegria de retornar após esse período sombrio em que ainda estamos vivendo. Entendemos que o Carnaval também é luta, e os nossos fãs estão com a gente, durante todo esse tempo, nessa corrente de resistência", detalha Mateus Perdigão em comunicado enviado à imprensa.
Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui
O projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), por meio do Edital de Cultura Tradicional Popular, e também traz canções inéditas, como "Marcha do Desencontro" e o "Meu Juízo".
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui