XI edição do Festival Choro Jazz homenageia Dori Caymmi
O evento acontece em Fortaleza e Jericoacoara entre novembro e dezembro de 2022O Festival Choro Jazz está chegando à 11ª edição e já tem data marcada. Em Fortaleza, o evento ocorre entre 24 e 26 de novembro no Cineteatro São Luiz, sempre a partir das 19 horas. E em Jericoacoara, acontece entre 29 de novembro e 4 de dezembro na praça principal da cidade, a partir das 21 horas. Ao longo do festival, o compositor Dori Caymmi será homenageado e ainda se apresentará no segundo dia de shows. A entrada é gratuita.
O evento acontece desde 2009 e une o choro e o jazz nacional e internacional, dando ênfase às músicas instrumentais e ainda abrindo espaço para o cancioneiro popular e a música regional. Além dos shows, o público do festival também poderá ter acesso a oficinas e workshops musicais gratuitos com músicos como Gilson Peranzzetta e Marcel Powell.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao longo dos anos de história, o Festival Choro Jazz já foi palco de artistas como Hermeto Pascoal e Maurício Carrilho, e ainda de cearenses como Cainã Cavalcante, Mimi Rocha e Grupo Murmurando.
Conheça algumas das atrações do evento:
Gilson Peranzzeta e Marcel Powell - 24/11 (Fortaleza) e 01/12 (Jericoacoara)
Peranzzetta tem 60 anos de carreira e já compôs para artistas como Djavan e George Benson, além de acumular cinco Prêmios da Música Brasileira. Já Powell nasceu em Paris em 1982 e é músico profissional desde os 9 anos. A parceria entre os dois traz para o festival um repertório com composições de, por exemplo, Baden Powell (pai de Marcel) e Tom Jobim.
Dori Caymmi - 25/11 (Fortaleza)
O homenageado do evento é filho de Dorival Caymmi e teve como primeiro trabalho profissional acompanhar a irmã Nana ao piano. Em meio a uma família de músicos, começou a compor trilhas sonoras ainda na juventude e, além de ter discos próprios, já teve composições cantadas por grandes artistas como Elis Regina e Nara Leão.
Theresa Rachel - 26/11 (Fortaleza)
Vinda de uma família de músicos, a cearense aprendeu a tocar violão de forma autodidata. A artista ainda está trabalhando em composições próprias para lançar seu primeiro trabalho autoral, mas já realiza o projeto “Samba da Theresa”, que busca revisitar as obras do samba brasileiro.
Projeto Dito Choro - 30/11 (Jericoacoara)
Composto por Marco César, Jorge Simas e João Paulo Albertim, o trio foi formado em 2021 e o seu show conta tanto com repertório autoral quanto com importantes obras de compositores brasileiros.
Marimbanda - 02/12 (Jericoacoara)
Formado por Luizinho Duarte, Heriberto Porto, Pedro Façanha e Thiago Almeida, o grupo lançou o primeiro disco em 2001, mas já fazia música autoral desde 1999. Em meio a turnês nacionais e internacionais, o repertório do quarteto construiu-se com base em ritmos que vão desde o choro e o frevo até o jazz.
Confira mais atrações:
Fortaleza
24.11 - Pantico Rocha e seu quinteto
25.11 - Marco Pereira e Paulo Bellinati (duo de violões)
26.11 - Nelson Faria (guitarra) e Ney Conceição (contrabaixo)
Jericoacoara
29.11 - Fábio Peron Trio
- Derico Sciotti (sax) e Jeff Sabbag (piano)
30.11 - Marco César (bandolim), Jorge Simas (violão de 7) e João Paulo (cavaco)
- Marco Pereira e Paulo Bellinati (duo de violões)
02.12 - Sérgio Santos e Renato Braz (homenagem a Dori Caymmi)
03.12 - Michael Pipoquinha (contrabaixo) e Pedro Martins (guitarra)
- Quinteto de Daniel e Victor D´Alcântara (tributo a Miles Davis e John Coltrane)
04.12 - Giuliano Eriston (violão e voz) e Vinicius Matos (clarinete)
- Mestrinho (acordeom) convida a cantora Vanessa Moreno
Festival Choro Jazz
Fortaleza
Quando: 24 a 26 de novembro , às 19 horas
Onde: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)
Jericoacoara
Quando: de 29/11 a 4/12, às 21 horas
Onde: Praça principal
Programação toda gratuita
Mais informações: chorojazz.com
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente