Woody Allen não pretende deixar o cinema agora, diz representante
"Declaração veio depois de Allen dizer ao jornal espanhol "La Vanguardia" sobre vontade de deixar o cinema para se dedicar à literaturaAos 86 anos, o cineasta Woody Allen não tem mais a mesma empolgação em fazer cinema, mas não tem intenção de se aposentar. Na França, onde grava seu 50º filme, tinha dito que o longa metragem em produção seria o último da carreira, mas voltou atrás na declaração.
"Não sei se escreverei memórias, acho que não. Meu próximo filme será de número 50, acho que é um bom número para parar. Minha ideia, em princípio, é não fazer mais cinema e focar em escrever, essas histórias, e, bem, agora mais em um romance, que seria meu primeiro romance", tinha afirmado ao periódico "La Vanguardia", da Espanha.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entretanto, após repercussão da declaração na imprensa, os representantes de Allen emitiram nota negando sua intenção de se aposentar. “Woody Allen nunca disse que estava se aposentando, nem disse que estava escrevendo outro romance. Ele disse que estava pensando em não fazer filmes, pois fazer filmes que vão direto ou muito rapidamente para plataformas de streaming não é tão agradável para ele, já que ele é um grande amante da experiência cinematográfica. Atualmente, ele não tem intenção de se aposentar e está muito animado por estar em Paris gravando seu novo filme, que será o 50º".
Em junho, o diretor já tinha falado sobre a perda de entusiasmo com o cinema. "Perdi grande parte da emoção", definiu, em conversa com o ator Alec Baldwin. "Não tem o mesmo efeito cinematográfico, não é como quando comecei a gravar", completou.
À época, a principal desilusão de Woody Allen também era o modelo de distribuição de filmes, com a ascensão das plataformas de streaming. "Agora você faz um filme e passa algumas semanas em algum cinema. Talvez seis ou quatro semanas. E então vai direto para streaming. Não é a mesma coisa, não é mais tão agradável para mim", disse.
Trajetória de Woody Allen
A carreira artística de Woody Allen teve início na década de 1950, na comédia, em especial no stand-up, área em que se tornou famoso por introduzir monólogos nas apresentações. Já no final dos anos 1960, migrou para o drama, sem deixar de lado a comicidade.
Em sete décadas de carreira, conquistou quatro prêmios no Óscar, sendo três vezes vencedor da categoria de Melhor Roteiro Original, com os filmes "Annie Hall" (1977), "Hannah and Her Sisters" (1986) e "Meia Noite em Paris" (2011), e uma vez na na categoria de Melhor Diretor, também com "Annie Hall".
Polêmicas
Woody Allen foi acusado de abusar sexualmente de Dyla Farrow, à época com sete anos e filha adotiva dele e da atriz Mia Farrow, com quem Allen se relacionou entre 1980 e 1992.
Mesmo sem ser comprovado, o caso ganhou documentário na HBO, intitulada “Allen V. Farrow” (2021). A produção tem participação da modelo Christina Engelhardt que relata ter se relacionado com Allen quando ele tinha 41 anos e ela 16.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui