De Biquíni Cavadão a Cássia Eller: as histórias do Ceará Music
Com início em 2001, o Festival Ceará Music trouxe a Fortaleza diversos artistas do circuito local, nacional e internacional
10:00 | Set. 17, 2022
Foi em 2001, mais de 20 anos atrás, que surgiu o Ceará Music. Sediado no Marina Park Hotel, o festival de pop-rock teve 12 edições, sendo a última realizada em 2012, até que 10 anos depois, foi anunciado sua volta. Enquanto aguardamos o início dessa nova era, que tal relembrarmos os acontecimentos marcantes das edições passadas?
A primeira edição do festival ocorreu nos dias 11 a 14 de outubro de 2001, sendo considerado o primeiro grande festival de Fortaleza. Foram quatro dias de evento, reunindo 120 mil pessoas. Entre as atrações estavam Cidade Negra, Kid Abelha, O Rappa, Skank, Cássia Eller, Ana Carolina, Engenheiros do Hawaii, Biquíni Cavadão, Titãs, Sandy & Junior, entre outros.
Leia mais
Farisbério Junior, de 43 anos, esteve presente na estreia do Ceará Music e frequentou as duas edições seguintes. Foi o primeiro festival que ele foi e guarda na memória as experiências marcantes que teve no evento. Policial Civil, hoje, ele mora em Recife, mas conta que gostaria de vir para o retorno do festival, só está aguardando as datas oficiais e a confirmação das atrações para tomar a decisão.
Para o cearense, o show mais marcante foi o da banda Biquíni Cavadão, que chegou a gravar um DVD em uma das edições do festival. "A gente estava cansado esperando o show, no gramado do Marina Park, e quando o Biquíni apareceu contagiou todo mundo", relembra. Ele lembra que a realização do festival foi um marco por possibilitar ao público assistir apresentações de diferentes artistas em um mesmo lugar.
É importante lembrar que na época as redes sociais não funcionavam como hoje, onde as pessoas gravam e compartilham a todo instante shows de artistas ao redor do mundo. Naquele período, para ter acesso às apresentações musicais era necessário ir pessoalmente para o evento ou esperar que houvesse algum tipo de transmissão na TV. Por isso, Farisbério ressalta que foi sua primeira oportunidade de conhecer artistas famosos nacionalmente.
"Woodstock cearense"
Quem também esteve presente na primeira edição do Ceará Music foi Régis Cardoso, engenheiro civil, 39 anos. Na época, ele estava terminando o ensino médio, quando reuniu um grupo de amigos para ir ao festival. Ao ouvir falar sobre o evento, o pensamento de Régis se voltou para o Festival de Woodstock, evento de 1969 realizado nos Estados Unidos. Para muitos cearenses, como o Régis e Farisbério, seria o primeiro contato com um festival.
Além dos momentos divertidos do festival, Régis lembra dos perrengues. Dentro do seu grupo, estava sua prima e o namorado dela, que acabou passando mal após ingerir mais bebida alcóolica do que deveria. Com isso, ele precisou ser levado a um posto médico e Régis entrou em um dilema: acompanhar o show ou continuar dando suporte ao namorado da prima. Assim, ele ficou indo e voltando diversas vezes, para não perder a diversão e garantir a consciência tranquila.
Apesar do episódio, as boas memórias prevalecem e fazem com que Régis planeje estar na retomada do festival. Mas ele adiantou que vai depender das atrações, já que se considera desatualizado das novidades musicais.
Retorno do Ceará Music
Em coletiva de imprensa realizada no dia 12 de setembro, a organização do Ceará Music anunciou o retorno do evento ao calendário dos festivais musicais do Estado. O retorno oficial ficou para 2023. No entanto, dia 15 de outubro de 2022, haverá um evento de lançamento com apresentações de Jão, Jota Quest, Pitty e Nando Reis. A festa terá três palcos montados nos jardins do Marina Park Hotel e os ingressos estão a venda no site da Bilheteria Virtual e na loja Levi's Brasil do Shopping Iguatemi Bosque.
Em todas suas edições, o festival reuniu mais de 200 artista do circuito local, nacional e internacional, como The Black Eyed Peas, Evanescence, Simple Plan, Pitbull, Snoop Dogg, Biquini Cavadão, Angra, Skank, Charlie Brown Jr., Los Hermanos, Cássia Eller, Natiruts, Sandy e Júnior.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.