Exposição "Jardim dos Anjos" homenageia 60 anos de Francisco de Almeida
Mostra tem mais de 60 obras do artista precursor da chamada xilogravura expandida; Visitação é gratuita, inicia este mês e segue aberta até dezembro
15:53 | Set. 01, 2022
Das seis décadas de vida, 35 foram dedicados às artes, anos que desenvolveu, entre outras técnicas, a xilogravura expandida. A trajetória artística do crateuense Francisco de Almeida, ou Delalmeida, como é conhecido, é tema da exposição “Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos” que inicia no próximo dia 7 e segue até 11 de dezembro. A abertura da exposição é nesta terça-feira, 6, às 19 horas, no Espaço Cultural Unifor.
Para o xilogravurista, a exposição é um reconhecimento do trabalho e motivo de alegria. “Eu vejo como uma estrada longa, ainda tenho muito a caminhar a aprender, como faço todos os dias e quero continuar enquanto estiver saúde", diz.
"Eu fico muito contente de representar o Ceará, ver pessoas lagrimando de felicidade ao ver nossas instalações. Tanto fora do Ceará como do Brasil, com participações internacionais”, compartilha Francisco.
O galerista Leonardo Leal defende a exposição como uma forma entender as obras do artista. "É antes de tudo uma oportunidade de compreender sua evolução artística e sua persistência em superar limites e descobrir novos caminhos", diz.
Para ele, a técnica de xilogravura expandida é uma das muitas contribuições de Delalmeida. "É uma ruptura com os limites e dificuldades. Ela extrapola as medidas das placas de madeira e prensas, ela rompe com o limite das cores, extrapolando o preto e branco. E cria um caminho para a construção de monotipias de grande medida, é fruto de inquietação e ousadia, de sonhos e obstinação", define.
Leia mais
Do interior a Capital
Desde os 15 anos, o artista reside em Fortaleza, mudança motivada pela busca por oportunidades. “Vim para Fortaleza com 15 anos. Mas, mesmo em Crateús, tinha vontade de chegar na quinta série para ter aula de educação artística. Quando cheguei, era só para desenhar flores e eu pensava em outros detalhes. Cheguei em casa triste e falei para minha mãe: 'só desenham flores'”, relembra.
Na Capital, fez cursos de pintura na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (Unifor). De lá para cá, recebeu o 1º Prêmio na XVI Unifor Plástica em 2011 e menção honrosa na XIV edição do mesmo evento, em 2007. No mesmo ano, participou da Bienal de Valência, da VII Bienal do Mercosul.
Seu trabalho está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. No exterior, participa da exposição coletiva de 25 artistas, em Rostock, na Alemanha, que em 2023 terá passagem na Inglaterra.
Exposição Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos
Quando: 7 de setembro a 11 de dezembro de 2022
Visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 19 horas: sábado e domingo, de 8h às 18 horas
Onde: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Gratuitopúblico
Mais informações: (85) 3477.3319
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui