Conheça os filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2023
Seis produções estão no páreo para representar o País na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme InternacionalA Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou na manhã desta terça-feira, 30, a lista com os seis longas que foram pré-selecionados para concorrer à vaga de representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde 2020, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — instituição que promove anualmente o Oscar — reconheceu a Academia Brasileira como a única entidade credenciada para indicação do representante brasileiro na disputa do prêmio.
Neste ano, foram 28 filmes inscritos no processo, entre os quais saíram os seis pré-selecionados. A escolha final do filme que irá representar o Brasil na disputa por indicação no Oscar está prevista para o próximo dia 5 de setembro.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, cada país escolhe um longa para representá-lo na disputa por uma das cinco vagas finais.
A atual Comissão de Seleção é presidida pela produtora e diretora cearense Bárbara Cariry e conta com o também cearense Zelito Viana.
Outros 17 nomes completam o grupo responsável pela escolha: André Pellenz, Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh e Waldemar Dalenogare Neto.
Conheça os filmes:
"A Mãe", de Cristiano Burlan
Drama protagonizado por Márcelia Cartaxo segue uma migrante nordestina que busca o paradeiro do filho, dado como morto após ação policial. O filme venceu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz no 50º Festival de Gramado.
"A Viagem de Pedro", de Laís Bodanzky
O filme lança um olhar para a intimidade de Dom Pedro I, já ex-imperador do Brasil, que reflete sobre os sucessos e fracassos da vida no País. Longa tem Cauã Reymond no papel principal e estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 1º.
"Carvão", de Carolina Markowicz
Irene (Maeve Jinkings) e Jairo (Romulo Braga) vivem numa cidade de interior, onde comandam uma pequena carvoaria. Um dia, recebem uma proposta de hospedar um estrangeiro desconhecido. Ao aceitarem, a dinâmica da família é posta em risco. O filme estreia, em setembro, nos festivais de Toronto e San Sebastián.
"Marte Um", de Gabriel Martins
Atualmente em cartaz no Cinema do Dragão, o longa mineiro acompanha as questões de uma família negra de classe média baixa nos últimos meses de 2018: um filho que sonha em ser astrofísico, um pai que pressiona o menino a ser jogador de futebol, uma mãe emocionalmente abalada e uma filha que busca independência. "Marte Um" ganhou, entre outros, os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no 50º Festival de Gramado.
"Pacificado", de Paxton Winters
Vencedor do Festival de San Sebastián de 2019, o longa do estadunidense Paxton Winters acompanha a luta de uma adolescente introspectiva para se reaproximar do pai, recém-saído da prisão em meio às Olimpíadas do Rio de Janeiro e as ações policiais “pacificadoras” nas comunidades da cidade.
"Paloma", de Marcelo Gomes
Com roteiro co-assinado pelo cearense Armando Praça (em parceria com Gustavo Campos e o diretor Marcelo Gomes), o longa acompanha a agricultora Paloma, que vive com o namorado e uma filha de sete anos. Ela sonha em oficializar a união na igreja, mas o padre local se recusa por ela ser uma mulher trans. O longa teve estreia no Festival de Munique, na Alemanha.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui