Curtas cearenses compõem mostra virtual de cinema afrofuturista

"Despertar afrofuturista", já disponível no Itaú Cultural Play, reúne no total cinco curtas-metragens que reimaginam mundos a partir da experiência diaspórica

10:47 | Ago. 30, 2022

Por: João Gabriel Tréz
Imagens de Cartuchos de Supernintendo em Anéis de Saturno, de Leon Reis, e Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais, de Mike Dutra e Rafael Luan (foto: Leon Reis / divulgação e Renata Fortes / divulgação)

Cinco perspectivas jovens e brasileiras da poética afrofuturista são destaque de mostra virtual em cartaz na plataforma Itaú Cultural Play. Com obras que reimaginam mundos a partir de olhares que mesclam a experiência diaspórica africana com tecnologia, ancestralidade e ficção científica, a Mostra Despertar Afrofuturista reúne, entre os curtas selecionados, dois cearenses: "Cartuchos de Supernintendo em Anéis de Saturno", de Leon Reis, e "Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais", de Mike Dutra e Rafael Luan.

"Cartuchos" foi selecionado, em 2019, para a Mostra de Cinema de Tiradentes e para o Festival de Roterdã, na Holanda. O filme reúne referências do cinema clássico dos EUA, especificamente o filme "O Nascimento de Uma Nação", de D.W. Griffith, em reflexão sobre cinema e racismo.

"Preces" também compôs a seleção da Mostra de Tiradentes no ano de 2021, enquanto neste ano foi selecionado para o 31º Festival de Innsbruck (IFFI, na sigla em inglês), na Áustria. O curta acompanha Breno, um jovem da periferia de Fortaleza que se vê em uma ruptura temporal, entre passado, presente e futuro.

Além dos curtas cearenses, a Mostra Despertar Futurista também traz os filmes "Beatitude" (2015), de Délio Freire, "Rapsódia para o homem negro" (2015), de Gabriel Martins, e "Blackout" (2020), de Rossandra Leone.

Mostra Despertar Afrofurista

Quando: já disponível
Onde: Itaú Cultural Play

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui