Biografia proibida de Paulo Leminski volta ao mercado
No livro 'Paulo Leminski - O Bandido que Sabia Latim', o jornalista Toninho Vaz revelou que o poeta tinha um filho desconhecido
Na última quarta-feira foi aniversário de 78 anos do poeta curitibano Paulo Leminski, que morreu em 1989, com apenas 45 anos. E a boa notícia para quem curte a obra transgressora do escritor, ou que quer conhecer um pouco mais de sua vida tumultuada, é que a biografia "Paulo Leminski - O Bandido que Sabia Latim" (Tordesilhas) está de volta após nove anos fora do mercado.
Escrito pelo jornalista Toninho Vaz, o livro foi publicado originalmente em 2001, seguindo um caminho tortuoso: em 2013, durante o processo de impressão da quarta edição, a família do escritor se mostrou contrária à publicação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dois anos depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo afastamento da exigência de autorização prévia do biografado ou de suas famílias, em casos de pessoas já falecidas, o que finalmente possibilitou o material a voltar a circular.
Uma das revelações que desagradaram à família do escritor foi que Paulo Leminski tinha um filho, até então, desconhecido. Para a nova edição, além do texto original, foi criado um capítulo inédito e atualizado que aborda o assunto e um caderno de fotografias do poeta com amigos e familiares.
O filho em questão é Paulo Leminski Neto, o músico Lucky, e a nova filiação gerou desdobramentos familiares e judiciais em torno herança do poeta - que teve os filhos Estela, Áurea e Miguel com a escritora Alice Ruiz.
Biógrafo experiente, que também escreveu sobre Torquato Neto e Luiz Melodia, Vaz une a experiência de jornalista aos anos de amizade com Leminski - ele também é curitibano - para investigar o mistério e o talento do poeta do Pilarzinho, personagem fundamental da contracultura da década de 1980.
De maneira íntima, após um ano de pesquisas e 81 entrevistas realizadas com parentes, parceiros, alunos, ex-mulheres, professores, amigos e até desafetos, o autor reuniu histórias, escritos, poemas, fotos inéditas e rascunhos de textos inacabados.
Personagem inesquecível da contracultura, Paulo Leminski foi músico e tradutor, poeta e professor. Ele foi acolhido por grandes personalidades da época, como Caetano Veloso, Waly Salomão, Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, entre outras. "O livro traz um retrato de um poeta brasileiro sem disfarces, o ex-estranho Paulo Leminski", resume Toninho Vaz.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
"Paulo Leminski - O Bandido que Sabia Latim"
Autor: Toninho Vaz
Tordesilhas Livros
392 páginas
Preço médio: R$ 99
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente