Escritor Manoel Ricardo de Lima participa de conferência no Dragão do Mar
O evento parte da exposição "Desenhos. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará.O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) traz nesta quarta-feira, 24, o premiado escritor Manoel Ricardo de Lima para ministrar a conferência "Eduardo Frota: espectro paradoxal e cadente de um pensamento selvagem". O evento acontecerá na sala 1 do Cinema do Dragão, sendo aberto ao público, gratuito e acessível em Libras.
A conversa dialoga com a exposição "Desenhos. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", instalada no MAC-CE, onde o convidado falará sobre a trajetória e produção do artista visual Eduardo Frota, além de discutir sobre os embates da arte contemporânea.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Parte-se de um prisma da ideia rigorosa de quando um trabalho com arte é não apenas um 'fazer', inespecífico, mas também um 'tirar', tal como a vida, sempre em fagulha revoltosa e errante; o que Eduardo Frota projeta em cada trabalho como uma disparidade orgânica do corpo em direção à lástima do abismo social brasileiro, por exemplo, e àquilo que vem da cultura, herança e legado. Nunca quando a arte cria a ilusão de que pode sugerir algum debate ao mundo, mas sim quando a arte se debate no mundo e imagina a força de algum pensamento perigoso, selvagem, espectral", declara Lima.
"Uma questão convicta e evidente no trabalho de Eduardo Frota tem a ver com a laceração do espaço, uma geografia inoperosa de vibração política e não meramente cartográfica, logo, nem memória nem dimensão retiniana, mas sim a crise imparável da nossa condição humana frágil e minúscula", completa.
Natural de Parnaíba, Manoel foi colunista do O POVO entre 1997 e 2007. Atualmente, mora no Rio de Janeiro e é professor de literatura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Alguns de seus livros são: "A Guerra da Água", "O método da exaustão" e "Avião de alumínio".
Conferência "Eduardo Frota: espectro paradoxal e cadente de um pensamento selvagem", com Manoel Ricardo de Lima
Data: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Sala 1 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Acessível em Libras
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui