Anime: saiba mais sobre o fenômeno que ganhou o mundo!

Os animes tiveram uma explosão de audiência em 2022, a maior dos últimos 20 anos. Saiba o que são os animes, os gêneros mais conhecidos e as produções mais queridas pelos fãs

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre os animes. No entanto, apesar de ser um termo bem popular — especialmente entre os jovens — nem todas as pessoas sabem qual é o significado.

Neste texto, além de definir o que são os animes, vamos falar sobre a origem deles, quais os principais gêneros e ainda dar algumas dicas de obras para maratonar, assim como onde assisti-las.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Fique ligado e boa leitura!

O que é anime?

Anime ou animê é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão, ainda que lá o termo designe qualquer tipo de animação, independentemente da sua origem.

Há duas explicações principais para a origem da palavra: a abreviação do inglês animation (“animação”), ou do francês animée (“animado”).

Os desenhos dos animes têm como algumas características a demonstração dos sentimentos e emoções dos personagens por meio de suas expressões faciais. Os olhos dos personagens são grandes, repletos de brilho e cor, assim como os cabelos. As pernas podem ser um tanto desproporcionais em relação ao corpo.

A riqueza dos traços no cenário compensa a simplicidade do desenho de alguns personagens. No entanto, também pode contrastar com a complexidade de outros.

Essas características são manifestações das diversas técnicas artísticas dos desenhistas e são próprias da cultura japonesa.

Quando surgiram os animes?

O anime teve origem com a transposição das histórias do mangá (revista em quadrinhos de origem japonesa) para a linguagem audiovisual. Como já havia um modelo de angulação e diagramação no mangá que já era inspirado nos enquadramentos do cinema, a adaptação de uma linguagem para outra não foi difícil.

Há controvérsias sobre qual teria sido o primeiro anime. Uns defendem que seria uma obra de 1917, com duração de dois minutos e que teria sido encontrada em 2007 em um antiquário da cidade de Osaka, no leste do Japão. Intitulado “Namakura Katana” (“Uma espada cega”), o anime conta a história de um guerreiro samurai que é enganado ao comprar uma espada com lâminas cegas.

Outros pesquisadores citam que o primeiro filme de animação produzido no Japão pode ter surgido antes, em 1907. Conhecido como “Katsud Shashin” ("Foto de atividade"), a obra mostra um menino em um traje de marinheiro desenhando os personagens. O filme foi encontrado em 2005 e tem duração de poucos segundos.

Já a primeira exibição nos cinemas japoneses de um longa-metragem de animação totalmente em cores foi no dia 22 de outubro de 1958. O filme foi “Hakujaden” (A lenda da serpente branca” e essa data foi escolhida em 2017 para celebrar o Dia do Anime, como parte das comemorações do centenário da animação japonesa.

Quais são os principais gêneros de anime?

As classificações usadas para distinguir as temáticas de mangás passaram também a classificar os animes. Essas divisões de gêneros e subgêneros foram criadas por serem bastante úteis para atingir opúblico-alvo. Veja quais são as principais:

Shonen

Em japonês, “shounen” significa “rapaz jovem”. É o estilo mais comum das animações nipônicas, com histórias voltadas para adolescentes entre os 12 e 18 anos. As obras mais famosas no Brasil são Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho, Naruto e One Piece.

Os enredos geralmente são parecidos: o protagonista é um menino dessa faixa etária e precisa lidar com os desafios da adolescência e juventude, mas sempre tendo algum elemento mágico ou fantástico pelo caminho.

Shoujo

Se o shounen é o anime para os rapazes, o shoujo é o estilo direcionado ao público infanto-juvenil feminino. Diferente do shounen, o traço é leve e a arte clara e com menos elementos.

As histórias podem ter aventura e comédia, mas os preferidos das leitoras são os romances, os quais podem ou não ter elementos fantásticos. São exemplos de animes shoujo: Colégio Ouran Host Club, My Little Monster, Bloom Into You etc.

Seinen

Seinen significa “jovem“ e classifica os animes voltados para o público masculino adulto, entre 20 e 50 anos.

Eles são inapropriados para crianças não só por terem roteiros com conteúdo erótico ou violência mas também por falarem de trabalho e de outros assuntos que não são de interesse do público infanto-juvenil. Os exemplos mais conhecidos de seinen são Black Lagoon, Mushi-shi e One Punch Man.

Boys love/Girls love

Também conhecido como Yaoi, wasei-eigo boys' love e sua abreviação “BL” ou “GL”, esse gênero tem como foco as relações eróticas e/ou afetivas entre dois homens ou duas mulheres, respectivamente.

As histórias podem mostrar personagens andróginos, ainda que eles geralmente ainda sejam diferenciados como “passivos” ou “ativos”.

O GL tem se tornado mais popular nos últimos anos, no entanto, o gênero está longe de alcançar a popularidade do BL, pois além de contar com pouco investimento, ainda é cheio de clichês e estereótipos. Alguns dos animes mais conhecidos do estilo BL e GL são, respectivamente, Umibe no Étranger e Heaven Official’s Blessing.

Kodomomuke

Kodomo significa “criança” e Kodomomuke é “anime para crianças”. O gênero tem temáticas direcionadas a elas, tais como histórias cômicas com lições de moral e ensinamentos de vida. As tramas são simples e o estilo de desenho é bem infantilizado.

São exemplos de Kodomomuke: Pokémon, Hamtaro, Yo-Kai Watch e Doraemon.

Josei

Josei significa “mulher“ e designa o estilo dado aos animes voltados para as mulheres adultas.

As histórias focam no cotidiano da mulher. As histórias de romance são um pouco mais sérias e mostram as emoções femininas de forma mais realista. Cenas mais sensuais e de sexo são comuns.

São exemplos de Josei: Paradise Kiss, Hotaru no Hikari e Chihayafuru.

Harem

Esse gênero apresenta um personagem masculino ou feminino que vive rodeado por várias personagens do sexo oposto que tentam várias formas de sedução. Normalmente, são comédias românticas, mas podem se tratar de outros tipos, como suspense, ficção científica etc.

São exemplos de harem: The Quintessential Quintuplets, Trinity Seven e Isekai no Seikishi Monogatari.

Isekai

O termo isekai significa “mundo diferente”. Os animes desse estilo mostram protagonistas que são pessoas comuns que de repente são levadas para um mundo fantástico, onde precisam sobreviver em meio a monstros e magias, ou então são transformadas em algo bem diferente de sua forma original, como fadas ou seres mitológicos.

São exemplos de isekai: Sword Art Online, Re:ZERO Starting Life in Another World, .hack//Sign

Mecha

A palavra “mecha” vem do inglês “mechanism” e é usada para se referir a histórias que mostram lutas de robôs gigantes, normalmente comandados por pilotos. Esses robôs geralmente são construídos em formato de ser humano ou de animais, e têm como inimigos podem ser Um mecha geralmente é uma máquina de guerra ou combate com pernas, cujos monstros gigantes ou outros mechas.

São exemplos de animes Mecha: Mobile Suit Gundam, Super Dimension Fortress Macross e Neon Genesis Evangelion.

Iyashikei/Slice of Life

A tradução de Iyashikei é “cura”, e isso se dá porque o anime do tipo Iyashikei tem o poder de fazer o telespectador revigorar as forças e a vontade de viver.. Muitas vezes, o gênero é confundido com Slice of Life, mas sua principal característica são os fundos maravilhosamente pintados, cenas suaves da natureza, pessoas trabalhando juntas em busca de um objetivo maior.

São exemplos de animes Iyashikei: Natsume’s Book Of Friends, Barakamon e Laid Back Camp.

8 animes yaoi para maratonar

Como já mencionado, os animes yaoi são aqueles que abordam relações entre dois homens. Veja os mais famosos do momento:

Given

O anime "Given" conta a história de Ritsuka Uenoyama e Mafuyu Satō
O anime "Given" conta a história de Ritsuka Uenoyama e Mafuyu Satō (Foto: Shinshokan / Lerche / Divulgação)

Começando com um clássico, "Given" é carro-chefe no universo yaoi. A produção conta a história de Mafuyu Sato e de Ritsuka Uenoyama - e é baseada em um mangá de mesmo nome. Tudo começa quando os dois jovem estudantes têm seus destinos cruzados: Uenoyama decide tirar um cochilo em um local calmo de sua escola. Lá, ele esbarra com Mafuyu, que porta uma guitarra sem saber tocá-la. Uenoyama decide ajudar o colega e, ao ouvir Mafuyu cantar, decide chamá-lo para fazer parte de sua banda. A narrativa é simples, porém cativante e com muita música durante início, meio e fim.

Gênero: drama, romance, yaoi
Episódios: 11
Onde assistir: Crunchyroll

 

 

Yuri!!! On Ice

Victor Nikiforov e Yuri Katsuki são treinador e aluno no anime "Yuri!!! On Ice"
Victor Nikiforov e Yuri Katsuki são treinador e aluno no anime "Yuri!!! On Ice" (Foto: Reprodução)

"Yuri!!! On Ice" carrega o nome de seu protagonista, o patinador artístico japonês Yuri Katsuki, que busca os holofotes nas competições mundiais do esporte. Após uma série de derrotas nas finais do Grande Prêmio de Patinagem Artística no Gelo, ele decide dar uma pausa em sua carreira. Ao voltar a sua cidade natal depois de cinco anos de ausência, ele dança, no rinque de patinagem "Castelo de Gelo de Hasetsu", uma coreografia do famoso patinador russo Victor Nikiforov. O que ele não sabe é que sua performance é gravada e postada nas redes sociais, chegando aos olhos do esportista. A partir daí, Victor decide se tornar o treinador de Yuri.

Gênero: drama, yaoi
Episódios: 12
Onde assistir: Crunchyroll

 

Doukyuusei (Colegas de Classe)

Em "Doukyusei", Rihito Sajō e Hikaru Kusakabe são colegas de classe que se apaixonam
Em "Doukyusei", Rihito Sajō e Hikaru Kusakabe são colegas de classe que se apaixonam (Foto: Reprodução)

Rihito Sajo é um estudante calmo e inteligente da Touichikou, uma escola secundária apenas para meninos. Ele faz parte do coral da escola junto com Hikaru Kusakabe. Ao perceber que Sajo não canta durante os ensaios, Kusakabe decide ajudar o colega, e acaba se apaixonando. O anime é curto, mas captura a atenção de quem está do outro lado da tela pelo traço diferente e história leve.

Gênero: colegial, slice of life, romance, yaoi
Episódios:
1 (filme)

No.6

Em "No.6" Shion conhece Nezumi e é expulso da área de privilégios em que vivia ao protegê-lo
Em "No.6" Shion conhece Nezumi e é expulso da área de privilégios em que vivia ao protegê-lo (Foto: Reprodução)

A história se passa na cidade “No.6”, no ano de 2013. Shion foi julgado como um ser superinteligente quando tinha apenas dois anos e foi autorizado a viver na luxuosa área Cronos. Em seu aniversário de 12 anos, ele conhece Nezumi, um rapaz que havia escapado de um reformatório. Ele tenta proteger o amigo, mas acaba sendo expulso da área de privilégios por isso. Quatro anos após a expulsão, um misterioso acidente leva Shion de volta para a cidade No.6. Além do romance, o anime traz a pauta da luta de classes e da divisão de qualidade de vida por origem e trabalho ao longo da trama.

Gênero: ficção científica, mistério, drama, ação, yaoi
Episódios:
11
Onde assistir:
Goyabu, AniTube

Sasaki to Miyano

Em "Sasaki to Miyano", um veterano e seu calouro se apaixonam
Em "Sasaki to Miyano", um veterano e seu calouro se apaixonam (Foto: Reprodução)

Miyano passa seus dias lendo mangás yaoi e se considera mestre no tema. Um dia, um encontro casual o leva a uma briga com seu veterano Sasaki. O mais velho começa a aproveitar todas as oportunidades que pode para se aproximar de Miyano. Eles acabam trocando mangás entre si e se apaixonam aos poucos.

Gênero: romance, drama, yaoi
Episódios:
12
Onde assistir:
Goyabu

Umibe no Ètranger

O filme conta a história Shun Hashimoto e Mio Chibana, dois jovens que moram em uma ilha
O filme conta a história Shun Hashimoto e Mio Chibana, dois jovens que moram em uma ilha (Foto: Reprodução)

Em uma ilha na costa de Okinawa no Japão, dois jovens se encontram em uma praia. Shun Hashimoto é gay e deseja ser romancista. Ele se interessa por Mio Chibana, um estudante do ensino médio. Eles começam a ficar próximos, mas Mio acaba indo embora da ilha, voltando após três anos. Quando retorna, Mio se declara para Shun, mas o segundo não pode dar o primeiro passo em direção ao compromisso

Gênero: drama, romance, yaoi
Episódios:
1 (filme)
Onde assistir:
Funimation

Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaca

Em "Mo Dao Zu Shi", Wei WuXian se torna o mestre do cultivo demoníaco
Em "Mo Dao Zu Shi", Wei WuXian se torna o mestre do cultivo demoníaco (Foto: Reprodução)

Este é um anime yaoi chinês baseado no romance de mesmo nome. Os protagonistas vivem em um universo chamado Xianxia, inspirado na mitologia chinesa; e fazem parte de seitas. Eles são chamados de "cultivadores", pois conseguem praticar um tipo de magia chamada de cultivo. Wei WuXian (Wei Ying), o protagonista e herói de guerra, decide fugir da magia convencional e começa a praticar o Mo Dao, o cultivo demoníaco. A história começa com a morte de Wei e sua reencarnação no corpo de outro cultivador, que o invocou por questões pessoais. Ao lado de Lan Wangji (Lan Zhan), seu fiel companheiro, ele luta para descobrir os mistérios do cultivo demoníaco que ameaça todos os clãs. 

Gênero: fantasia, ação, mistério, yaoi
Episódios:
35
Onde assistir:
WeTV

Love Stage!!

Enredo: O pai de Izumi Sena é um renomado cantor e sua mãe, uma famosa atriz. Seu irmão mais velho é o líder de uma banda de rock e ele é só um otaku comum. No entanto, ele recebe o convite para participar de uma comemoração dos 10 anos de um comercial, mas ele não quer participar porque teria que se vestir de garota.
Episódios: 12 Onde assistir: Crunchyroll

Conclusão

Nos últimos anos, a indústria dos animes cresceu tanto que registrou em 2022 os seus maiores lucros em 20 anos, segundo dados do relatório anual da Association of Japanese Animations (AJA).

O motivo para tanta paixão em relação aos animes é porque eles possuem roteiros inteligentes com ação, humor e romance. As histórias também conseguem se relacionar com temas atuais e revisitam assuntos complexos como industrialização e racismo, por exemplo, utilizando diversas referências culturais e geográficas.

Essa riqueza permite, inclusive, que os animes sejam utilizados pelos professores nas salas de aula para ajudar no processo de aprendizado de crianças e adolescentes.

Mais do que simples desenhos animados, alguns animes são verdadeiras obras de arte, reconhecidas não só no Japão mas no mundo todo, tais como as produções dos Studio Ghibli, que apresentou ao público clássicos da categoria.

Para saber mais não só sobre os animes mas outros ícones do universo pop e geek, acesse o podcast Vida&Arte do O POVO Mais e na seção Vida&Arte do portal do O POVO. O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

animes anime yaoi yaoi japão LGBTQIA+ LGBT relacionamento homoafetivo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar