Curta-metragem cearense gravado no Pirambu é lançado neste sábado, 20

Por meio da ficção, o filme busca ressaltar a memória de pessoas da periferia; a obra é resultado do trabalho de conclusão da 5ª turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes

15:17 | Ago. 19, 2022

Por: Miguel Araujo
Cena do curta-metragem cearense "Aquele Que Veio do Oeste", dirigido por Wesjley Maria (foto: Biel Sousa/Divulgação)

Com o objetivo de destacar “a importância do audiovisual dentro da periferia” e ressaltar a memória de moradores de bairros periféricos, será lançado neste sábado, 20, o curta-metragem “Aquele Que Veio do Oeste”. Dirigida e roteirizada por Wesjley Maria, a ficção se passa dentro do bairro Pirambu, em Fortaleza, e o lançamento será no Centro Cultural Chico da Silva a partir das 16 horas.

A obra narra a história de Beatriz, uma jovem recém-formada em Biologia que decide vender o antigo imóvel onde morava em Fortaleza para conseguir quitar dívidas da faculdade. Entretanto, ao retornar, ela se depara com supostos ataques de monstros marinhos que vêm aterrorizando moradores das praias locais.

Participam do filme nomes como Borboleta Raiely, Pipa e os influenciadores digitais Matteus Batista e Leticia Marques. A produção é resultado do trabalho de conclusão da 5ª turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Em março, foi realizada uma mostra com a exibição dos curtas-metragens e entrega de certificados para os alunos concludentes após três anos de formação.

A Memória

A partir da ficção, “Aquele Que Veio do Oeste” traz para cena ambientes característicos do Pirambu. Acima de tudo, porém, o filme busca ressaltar a memória de pessoas da periferia. “Esse é um filme que fala sobre memória - e o quanto importante é a preservação dela. Entendo que a solução para entender nossa vida e os problemas do presente se encontram no passado, e só entendendo o passado para melhorar nosso futuro”, introduz Wesjley Maria.

“Desde que eu entrei em um coletivo de audiovisual chamado Selo do Século eu comecei a questionar quem se responsabilizou com as memórias de pessoas da periferia, onde se encontravam fotos e vídeos dessas pessoas, quais suas histórias e como chegaram ali. É como se todo o valor de uma pessoa fosse concentrado no que ela fez e no que ela tem. Caso você não tenha um histórico interessante, você não tem tanta importância assim. Então, decidi colocar essas pessoas no protagonismo, revertendo toda a logística que é feita pelo sistema racista”, questiona.

Além de ser lançado no espaço cultural que leva o nome de Chico da Silva, o filme presta homenagem ao pintor e desenhista que morou no Pirambu, onde também mora o diretor do filme. O título do curta, por sinal, não é por acaso: está ligado tanto ao oeste na capital cearense, região onde se localiza o Pirambu, quanto à origem de Wesjley - sendo o “J” a letra que batiza seu nome artístico.

“Eu nasci na zona oeste de Fortaleza, e toda a minha história é contada nessa locação. O nome ’Aquele que veio do Oeste’ significa meu próprio nome ‘Wesley’, porque de fato eu vim do oeste, embora não faça ideia de para onde eu vou. Quando descobri um artista chamado Chico da Silva, que já morou no Pirambu e atravessou o Oceano Atlântico com diversas de suas obras, eu potencializo meus sonhos, porque ele também veio do oeste”, revela.

Ele acrescenta: “Ver um artista como ele e se identificar com sua história me fez olhar para a minha própria história como artista e comecei a acreditar em mim. Precisamos mudar o protagonismo para que outras pessoas se identifiquem e se questionem também e que se sintam importantes. E que essas histórias também possam sair do oeste para o mundo”.

Moradores do Pirambu em destaque

O filme conta com participações de Leticia Marques e Matteus Batista, influenciadores digitais do Pirambu que, juntos, somam mais de 371 mil seguidores apenas no Instagram. O diretor fez o convite para participarem do filme ao ver como suas atuações se entrelaçam com uma das propostas do curta-metragem: dar destaque aos moradores locais.

“Foi deslumbrante ver que também mostravam o bairro de uma maneira diferente, porque nos vídeos existe uma humanização. Para além dos vídeos de humor, também fazem vídeos de conscientização, e é lindo ver que essas pessoas são respeitadas e valorizadas pelos seus seguidores, que em sua maioria são públicos de periferia”, comenta Wesjley.

Para Wesjley, essa foi uma experiência “diferente de tudo que já tinha feito” em sua vida. Ele ressalta o caráter colaborativo do projeto para conseguir representar com mais fidelidade, ainda que dentro da ficção, o lugar onde mora. O diálogo, então, foi fundamental. Ele andou pelas ruas do Pirambu e ouviu vizinhos e outros moradores.

“O ato de dialogar com os moradores e entender o que cada um pensa sobre o bairro e sobre suas vidas é muito enriquecedor, não dá para comparar esse tipo de experiência. Desde então, eu consegui imprimir no filme a humanização dos personagens. Isso, para mim, valeu por tudo”, diz.

Wesjley Maria defende a importância de serem produzidas obras que insiram “pessoas que não são vistas no cinema”, dando maior visibilidade, assim, a indivíduos que geralmente são marginalizados. “Esse cinema de periferia é feito para mapear espaços periféricos”, enfatiza.

Nesse sentido, ele aponta as principais mensagens que quis transmitir em seu curta-metragem, ressaltando também o valor da memória sobre a periferia: “A mensagem principal é sobre valorizar a cultura local. Por mais que seja marginalizada por meios públicos, é por ela que são contadas nossas histórias. Que a mensagem de uma tentativa de reconstrução da memória local seja atingida no público alvo e que nossas memórias sejam preservadas, porque sem memórias, sem história; sem passado, sem cultura, e sem cultura, sem esperança”.

Aquele Que Veio do Oeste

Quando: sábado, 20, às 16 horas
Onde: Centro Cultural Chico da Silva (Rua Nossa Senhora das Graças, 174 - Pirambu)
Gratuito 

Confira elenco

- Borboleta Raiely
- Pipa
- Erick Roseno
- Kauã Castro
- Wellerson Smith
- Cleidiane A. Marciel
- Musquito
- Kaye Djamilia
- Leomar Cruz
- D.Raco
- Y4as Silva
- Tereza Teodosio
- Sabrina Nascimento
- Felipe Bruno
- Charles Renan Costa
- Matteus Batista
- Leticia Marques
- Julyana Barbosa
- Paty Ravelly
- David Lima
- Caroline Sousa
- Dxx

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast