Exposição que celebra 100 anos de Antonio Bandeira chega à Caucaia
A exposição que celebra os 100 anos do artista cearense Antonio Bandeira chega à Caucaia nesta quarta-feira, 17 de agosto
16:58 | Ago. 16, 2022
O projeto “Bandeira nas Escolas”, que realiza uma exposição em homenagem aos 100 anos de nascimento do pintor cearense Antonio Bandeira, chega à Caucaia nesta quarta-feira, 17.
A mostra estará aberta para visitações gratuitas até o dia 31 de agosto na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, localizada no Centro de Apoio ao Turismo do município.
No espaço, o público conhecerá 20 reproduções de obras que percorrem diferentes momentos da trajetória do artista. Há, por exemplo, “Auto Retrato no Espelho” (1945) e “Cidade queimada de sol” (1959).
A exposição teve curadoria do gravador, pintor, fotógrafo e arte-educador Francisco Bandeira, que também é sobrinho do artista e estudioso da obra do tio.
“Nosso objetivo com o projeto é proporcionar o conhecimento sobre vida e obra deste artista cearense", explica Maria Amélia Mamede, diretora da Via de Comunicação e Cultura, que promove o projeto “Bandeira nas Escolas”, em texto divulgado para a imprensa.
Ela ainda ressalta: “Visamos a difusão e fruição da arte brasileira, formação e sensibilização para a arte e a cultura de jovens e crianças que vivem em vulnerabilidade social”.
Antonio Bandeira (1922 - 1967) foi um artista plástico que ajudou a formar um mercado para as artes no Ceará. Ele fundou instituições como o Centro Cultural de Belas Artes e a Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Modernista e abstracionista, ele ficou conhecido internacionalmente por seu trabalho.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui
Leia mais
Projeto “Bandeira nas Escolas”
Quando: abertura no dia 17 de agosto, às 17 horas; até dia 31 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16 horas
Onde: na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (avenida dos Coqueiros, 2295 - Cumbuco)
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.