Podcast do Globoplay lança episódio sobre Bárbara de Alencar na quarta, 10
O "Muheres da Independência", que faz alusão aos 200 anos da Independência do Brasil, está disponível na plataforma de podcasts do GloboplayO Globoplay recentemente lançou o podcast “Mulheres da Independência” com o objetivo de focar nas mulheres que tiveram papel importante na difusão de ideias do movimento libertário do Brasil em relação a Portugal. O segundo episódio, que estará disponível nesta quarta-feira, 10 de agosto, fala sobre Bárbara de Alencar.
Nascida em uma família rica do sertão de Pernambuco, ela se mudou ainda adolescente para a cidade do Crato. Na região cearense, começou a defender os ideais republicanos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ela foi uma das apoiadoras da Revolução Pernambucana em 1817. Naquela época, Pernambuco lutou para se separar da coroa portuguesa e conseguiu instalar um governo provisório.
Por causa de seus pensamentos e de sua luta, tornou-se a primeira presa política da história brasileira. Esse título, porém, costuma ser questionado porque mulheres negras e indígenas também participaram da insurreição e podem ter sido presas, mas as informações não constam na historiografia oficial do Brasil.
No podcast, a roteirista Antonia Pellegrino será a narradora da história. Já a historiadora Heloísa Starling se aprofundará nos detalhes da vida de Bárbara de Alencar e no contexto do período.
O episódio de estreia aborda a trajetória de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, a única mulher da Inconfidência Mineira. No total, “Mulheres da Independência” terá seis partes, que são lançadas semanalmente, às quartas-feiras.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.