Com doença autoimune, Ashton Kutcher diz que ficou sem ver, ouvir e andar
"Derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio", disse o ator Ashton Kutcher, diagnosticado com vasculiteO ator Ashton Kutcher, famoso por participar de filmes como “Efeito borboleta” e a sitcom “Dois homens e meio”, esteve no programa "Celebridades à prova de tudo: o desafio", com Bear Grylls, da National Geographic, e falou sobre o diagnóstico de vasculite. A doença autoimune o deixou sem conseguir enxergar, escutar e até mesmo andar.
"Três anos atrás, eu tive essa forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio", revelou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ashton disse ter "sorte de estar vivo" e que só conseguiu recuperar as funções do corpo um ano depois. "Até que você entende, 'eu não sei se eu vou ser capaz de ver de novo, não sei se vou poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo". "Você realmente não aprecia isso, até perder", declarou.
"No minuto em que você começa a ver seus obstáculos como coisas feitas para você, para dar o que você precisa, então a vida começa a ficar divertida, certo? Você começa a surfar em cima de seus problemas em vez de viver debaixo deles" disse o ator no programa televisivo.
Qual a doença de Ashton Kutcher?
Vasculite é uma doença autoimune que ocasiona a redução ou bloqueio do fluxo sanguíneo. Entre os principais sintomas estão manchas roxas ou azuis na pele, dores abdominais, fezes com sangue e disfunção renal.
Segundo o Portal Drauzio Varella, existem dois tipos de vasculites. As primárias, formas mais raras da doença, agridem diretamente os vasos sanguíneos. Já as secundárias estão relacionadas a uma doença de base, como infecções por vírus ou doenças autoimunes.
O diagnóstico é feito com avaliação clínica, exames de sangue e imagem, além de biópsia. O tratamento depende de fatores como gravidade da doença e condição do órgão afetado.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente