Promotoria pede oito anos de prisão para Shakira por fraude fiscal na Espanha
Após a cantora recusar um acordo com o Ministério Público, o órgão pede a prisão e 23 milhões de euros em multa
11:04 | Jul. 29, 2022
Em meio as acusações de fraude fiscal na Espanha, a Promotoria espanhola pediu oito anos de prisão para Shakira. Além disso, o Ministério Público pede uma multa de 23 milhões de euros após a cantora recusar um acordo na última quarta-feira, 27.
As informações foram divulgadas pelo El Pais nesta sexta, 29. De acordo com o jornal, Shakira pretende ir a julgamento para provar sua inocência, por isso não teria aceitado o acordo. No entanto, a equipe de defesa da artista não descarta a possibilidade de acordo até a abertura do julgamento em Barcelona. A cantora ainda não se pronunciou sobre o pedido de prisão.
Leia mais
A Procuradoria acusa Shakira de fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros entre os anos de 2012 e 2014. De acordo com o órgão, a colombiana vivia na Espanha desde 2011, quando tornou sua relação com o jogador Gerard Piqué pública. Porém, até 2015, a cantora teria mantido sua residência fiscal nas ilhas Bahamas, considerada um paraíso fiscal.
Shakira afirmou em um comunicado que "a promotoria tem insistido em recolher o dinheiro ganho em (suas) turnês internacionais e no 'The Voice'", talent show norte-americano em que foi jurada enquanto "ainda não era residente da Espanha". Ela ainda afirma que pagou "imediatamente" os 17,2 milhões de euros reivindicados pelo Tesouro.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.