Jovelina Pérola Negra: Google celebra 78º aniversário da sambista

Imagem que homenageia Jovelina Pérola Negra foi produzida pela artista carioca La Minna

14:19 | Jul. 22, 2022

Por: Jornal do Commercio
Do samba, Jovelina Pérola Negra está entre as mulheres negras memoráveis na história do Brasil (foto: Divulgação)

O Doodle do Google desta quinta-feira, 21, faz homenagem ao 78º aniversário de Jovelina Pérola Negra. Jovelina Pérola Negra foi uma cantora e compositora carioca, que é conhecida como uma das grandes divas do samba brasileiro.

A imagem que homenageia Jovelina Pérola Negra foi produzida pela artista carioca La Minna. A ilustração traz elementos que remetem ao subúrbio do Rio de Janeiro.

Trajetória

Jovelina Farias Belfort nasceu em 21 de julho de 1944, no Rio de Janeiro, e faleceu aos 54 anos, em 2 de novembro de 1998, em Pechincha (RJ), após sofrer um infarto.

A artista trabalhou como empregada doméstica até os 40 anos, e costumava passar o tempo livre no Império Serrano, escola de samba do Rio, e em festas de samba e pagodes no subúrbio carioca.

O primeiro álbum da carreira de Pérola Negra, "Raça Brasileira", foi gravado após um produtor local a "descobrir" em um pagode. Outros novos artistas também participaram. Jovelina Pérola Negra marcou o samba da década de 1980, com sua voz rouca e forte. O primeiro álbum solo dela teve o nome "Jovelina Pérola Negra".

No auge da carreira, ela chegou a se apresentar em países como Angola, França e Japão. No Brasil, recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2016. Alguns de seus sucessos são "Sorriso Aberto", "No Mesmo Manto", "Feirinha da Pavuna" e "Luz do Repente".

Leia também | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui