Sana retoma evento presencial com homenagem aos 20 anos de Naruto

O evento que celebra a cultura pop e geek surpreende com quantidade de pessoas em seu primeiro dia. O Sana acontece ainda neste sábado, 16, e domingo, 17

19:55 | Jul. 15, 2022

Por: Ana Louise Gadelha
Sana retorna ao Cetro de Eventos com muito cosplayers (foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo)

Nesta sexta-feira, 15, iniciou-se o festival Sana, que por dois anos não aconteceu presencialmente devido à pandemia da covid-19. O evento é a maior celebração da cultura pop e geek do Norte/Nordeste e é realizado durante três dias no Centro de Eventos. Um dos destaques deste ano é a comemoração das duas décadas do anime Naruto e, com o intuito de tornar a data especial, o festival garantiu a presença de várias atrações relacionadas à série: Úrsula Bezerra - dubladora que deu voz aos personagens Goku criança, no anime Dragon Ball e Naruto Uzumaki; a banda japonesa Snowkel, que canta “Namikaze Satellite”, da música de abertura; e Robson Kumode, conhecido em seu trabalho com dublagem, especialmente como Uchiha Sasuke.

Ainda na sexta-feira, 15, o festival trouxe aulas de artes marciais com Marcelo Zen, o youtuber Muca Muriçoca e o show do rapper cearense VMZ no fechamento da noite. Além das variadas atrações divididas entre o final de semana, o evento mantém durante os três dias as arenas e salas temáticas, como a arena de "Round 6", série de sucesso da Netflix, e a sala com referências aos filmes de Harry Potter; campeonato de Free Fire; concursos de k-pop e cosplayers; e um espaço reservado para a adoção de cães e gatos.

Fôlego renovado

Ricardo Busgaib, diretor do Sana, comenta em entrevista ao O POVO sobre a evolução do evento após dois anos de pandemia. “O Sana, de modo geral, é como um filho para nós da organização. Nós começamos quando éramos jovens, o primeiro evento contou com 220 pessoas. Ver isso crescer e somar uma expectativa de público de 70 mil pessoas é uma diferença gritante. Nesta edição de julho, a gente sente um fôlego de que tudo voltou. O segmento sofreu muito, mas o público deste ano está batendo todos os recordes, e com isso entendemos que as pessoas também estavam com saudade e que sempre foi recíproco”, diz ele.

Tratando-se da escolha das diferentes atrações do festival, Ricardo afirma que o evento não é movido apenas por pesquisas, mas também pelos gostos e preferências das pessoas que compõem a organização e são fãs da cultura. “Nós fazemos algo que gostaríamos de ver e participar. Está dando certo, pois já são 22 anos de estrada abraçados pelo público”, afirma ele.

Para Ricardo, o festival de cultura foi escola para muitos jovens que não trabalhavam e nem estudavam. “A geração atual deixou de ser aquela ideia cartesiana, que trabalha por obrigação. Hoje, os jovens querem sentir prazer trabalhando e dentro do festival muitas pessoas exercitam a criatividade, como no audiovisual e dublagem, roteirização e quadrinização e programação de games. Todos eles estão presentes como hobbies, e por que não transformar isso em uma profissão? Muitos aqui, que se dedicam nas fantasias e nos cosplayers, por exemplo, escolhem fazer estilismo e moda pois se encontraram no Sana. É um prazer que se transforma em profissão”, afirma ele.

Fazer parte do festival

Como forma de fazer com que mais pessoas possam ter acesso e desfrutar dessa experiência do mundo geek e pop, o Sana 2022 disponibiliza 8 mil ingressos para estudantes de escolas públicas municipais, sendo 5 mil de Fortaleza e 3 mil alunos de Maracanaú. Outra parceria firmada foi com a FAZ - Associação Fortaleza Azul, que presta assistência a crianças com autismo. Nesse caso, serão disponibilizados 40 ingressos para que 20 crianças participem do evento junto com seus cuidadores.

“O público ficou órfão de ter um evento que pudesse se identificar. O Sana é para mostrar que as pessoas não estão sozinhas, que aquele nerd, geek, que outrora foi visto de forma pejorativa, que ele não está só e pode se integrar. Fazer as pessoas se sentirem parte de algo é nosso objetivo. Queremos que as pessoas sejam elas mesmas”, conclui Ricardo.

Programação do fim de semana

No sábado, 16, os dubladores brasileiros Robson Kumode (Sasuke) e Úrsula Bezerra (Naruto) estarão no Centro de Eventos participando de um painel às 14 horas para falar sobre a construção de suas dublagens ao longo do anime. No domingo, 17, será realizado um campeonato do jogo Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 na Arena Sana Games.

Para finalizar, no mesmo dia, às 19 horas, haverá show da banda japonesa Snowkel interpretando músicas icônicas que fizeram parte da trilha sonora do anime. A apresentação será aberta pelo DJ Naruthales com remix de canções de "Naruto".

“O mundo do cosplay serve como uma válvula de escape, quando eu estou estressada e triste, é algo que faço para me distrair e que realmente surte efeito”, comenta a estudante Kopa, presente no evento nesta sexta-feira. 

Confira imagens do primeiro dia de Sana:

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

https://open.spotify.com/show/6sQZbAArx6gWIK8Gume6nr