Show de humor reúne comediantes negros em apresentação nesta sexta, 15

O stand up comedy "Não me Floyd" busca representatividade no humor cearense com elenco formado exclusivamente por pessoas negras

O Ceará é conhecido como a terra do humor, mas quanta representatividade há nesse setor? Em um estado onde 72,5% da população é negra, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), um grupo de comediantes negros se une para marcar presença na cena humorística cearense.

"Não me Floyd" é um stand up comedy formado por Dani Alves, Nairton Santos, Renoir Melo, Shy Morais, Diego Santos e Luan Rolim. O show está em cartaz nesta sexta-feira, 15 de julho, no Teatro Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Criado em 2021, pelos comediantes Dani Alves e Nairton Santos, o projeto tem como objetivo promover representatividade no humor a partir da realização de um show composto exclusivamente por pessoas negras. “Não posso afirmar o motivo dessa falta de pessoas negras nesses locais, mas sabemos que isto possivelmente está diretamente ligado ao racismo estrutural. Também aponto qual a figura imagética que consideramos engraçado e cearense, a pessoa negra não é lembrada quando fazemos essa provocação", comenta Nairton.

Empoderamento e representatividade

O projeto começou com apenas seis comediantes, mas hoje já possui 10. Shy Morais, uma das integrantes, comenta como é participar do show. “Sabe quando você se sente à vontade pra se mostrar, sem precisar se esconder pelo medo de ser condenado por raça, classe social, gênero sexual ou coisas assim? Pois é assim que me sinto no elenco do 'Não Me Floyd', totalmente a vontade pra contar um pouco de um cotidiano muitas vezes escondido pelo medo de críticas sociais, para pessoas que possam se identificar, mas principalmente se divertir junto comigo, é um prazer enorme dividir o palco com essa galera que não se intimida mais”, relata.

O elenco se reveza entre apresentações em bares e teatros. O ator, diretor e professor de teatro Renoir Melo enalteceu a importância do show. "O 'Não Me Floyd' é essencial para o empoderamento e fortalecimento da pretitude. Não é apenas humor. É um evento de resistência e sobrevivência, onde nós nos afirmamos como pertencendores e pertencendoras do espaço da comicidade também", declara.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Não me Floyd stand up show de humor representatividade negra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar