Monty Norman, compositor da música tema de James Bond, morre aos 94 anos
O compositor britânico Monty Norman, autor da música original dos filmes de James Bond, morreu nesta segunda-feira, 11 de julho
15:59 | Jul. 11, 2022
O compositor britânico Monty Norman, autor da música original dos filmes de James Bond, morreu nesta segunda-feira, 11, aos 94 anos, diz uma nota publicada em seu site oficial.
"É com grande tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Monty Norman em 11 de julho de 2022, após uma breve doença", afirma o comunicado na página, ilustrado por uma foto em preto e branco do compositor.
Em um primeiro momento, os produtores se mostraram céticos com o tema musical dos filmes do agente secreto, criado para o primeiro episódio da saga - "007 Contra o Satânico Dr. No" (1962) - e pediram a John Barry (morto em 2011 e autor de músicas como a de "Out of Africa") que a modificasse.
Por isso, Barry reivindicou a paternidade da obra, mas, em 2001, Monty Norman ganhou um processo de difamação contra o jornal britânico The Sunday Times, que atribuía o tema a Barry.
Nascido no leste de Londres, no seio de uma família judaica, Norman se apaixonou pela música de Eric Clapton e Beatles e ganhou sua primeira guitarra aos 16 anos. Entre os anos de 1950 e início de 1960, cantou em grupos de jazz, como os de Cyril Stapleton, Ted Heath e Nat Temple, e participou de shows de variedades semanais e de programas de rádio e televisão.
Junto com o renomado Benny Hill, fez uma turnê por cidades do Reino Unido com um espetáculo de comédia. Depois, começou a compor e a escrever canções para Cliff Richard e Tommy Steel, um dos pioneiros do rock no Reino Unido, e para comédias musicais ("Make Me An Offer" e "Expresso Bongo").
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Leia mais
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.