I'Music encerra programação com protestos políticos e homenagens
Última noite do evento reuniu multidão no estacionamento do Iguatemi Bosque ao som de Vanessa da Mata, Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Alexandre Pires
21:20 | Jul. 03, 2022
Após três dias intensos de shows, o I'Music encerra programação neste domingo, 3, no estacionamento do Shopping Iguatemi Bosque. A lista de atrações contou com Vanessa da Mata, Jorge Ben Jor, além de Seu Jorge e Alexandre Pires. A abertura dos portões aconteceu às 16 horas, quando parte do público já estava presente para garantir espaço nos shows.
Apesar do grande fluxo de espectadores, a movimentação foi tranquila no início da noite. A arquiteta Dionísia Silveira veio aproveitar o seu primeiro dia do projeto com o filho, a neta e alguns amigos. "Domingo é um dia mais tranquilo, foi fácil para estacionar e entrar", comenta. A entrada do dia 3 foi garantida para prestigiar, principalmente, os shows de Vanessa da Mata e Seu Jorge. "Maravilhoso!", declarou.
Antes mesmo de Vanessa entrar no palco, o público já começou o coro de "Olê, Olê, Olá, Lula!", em menção à personalidade petista. A cantora, vestida de vermelho, iniciou o repertório com a canção "Tenha Dó de Mim" gravada em parceria com Baco Exu do Blues. A seleção de músicas, parte da turnê "Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina", ainda trouxe sucessos antigos como "Amado" e "Siga o Som".
A cantora relembrou a participação no festival Ceará Music, ao lado de O Rappa e Rita Lee. Na ocasião, ela também tocou ao lado de Chorão, da banda Charlie Brown Jr., e homenageou o músico no palco: "Quem sabe cante alto comigo, para que Chorão escute", disse enquanto cantava "Céu Azul". Em outro momento do show, após demonstrações pró-Lula do público, Vanessa fez um gesto de L e enfatizou: "Mais bibliotecas e menos armas, por favor!".
Leia mais
Em entrevista ao O POVO, a artista reforçou a admiração pelos companheiros de festival. "O Ben Jor é um grande orixá, um cara de uma elevação muito boa de instrumental. Ele sobe no palco e vira outra figura. Os meninos também, Alexandre e Seu Jorge, são maravilhosos, uns vozeirões". Ela ainda destacou a potência do público fortalezense e a diversidade da música brasileira: "Tem uma galera maravilhosa, tem muita gente jovem aparecendo", afirmou.
Em seguida, Jorge Ben Jor retornou aos palcos cearenses após dois anos. Acompanhado da banda do Zé Pretinho, sua primeira mensagem foi: "Que saudade do meu Ceará!". O "alquimista" apresentou os maiores hits da carreira, como "Jorge da Capadócia" e "Salve, Simpatia". Reconhecido pela combinação de ritmos - tem maracatu, rock, funk, samba - e pelas letras que misturam o esotérico e o cotidiano, o cantor também tocou instrumentos.
Ele ainda compartilhou a inspiração da música "Solitário Surfista", após um episódio na Praia de Iracema, em Fortaleza. "Morei na Aldeota quando eram só casas, era romântico. Tive muitos amigos aqui", lembra. "Um dia estava na praia com um amigo, o solitário surfista. Eu fiquei viajando, viajando e fiz [a música]", dividiu antes de cantar o refrão.
Retorno do I'Music
Após dois anos de paralisação devido a pandemia, o I'Music retornou para a programação cultural de Fortaleza entre sexta-feira, 1º, e domingo, 3. O primeiro dia contou com shows de Roberta Sá e Caetano Veloso. Na ocasião, o baiano cantou sucessos como "Luz do Sol", "Tieta" e ainda fez menção ao político Ciro Gomes.
Já o segundo dia de evento, no sábado, 2, aproximou o rock brasileiro dos espectadores com Os Paralamas do Sucesso, Frejat e Biquini Cavadão. Além das atrações musicais, o evento dispôs de grande estrutura. Um dos maiores atrativos do público foi a roda gigante do espaço, onde os espectadores puderam se divertir entre as apresentações. O I'Music também contou com espaço para alimentação, bar e um equipamento para tirar fotos 360.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui