Vanessa Passos lança versão impressa de "A Filha Primitiva" na Bienal de SP

O romance foi campeão da 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura; além do lançamento, Vanessa Passos estará em três mesas literárias

15:46 | Jun. 30, 2022

Por: Miguel Araujo
Vanessa Passos lança versão impressa de A Filha Primitiva na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (foto: Divulgação)

A escritora, colunista do Vida&Arte e vencedora do Prêmio Kindle de Literatura Vanessa Passos participará da programação da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Autora de “A Filha Primitiva”, a cearense lançará a versão impressa de seu livro no evento e logo neste sábado, 2, estará no estande da Editora Record para autografar a obra para os leitores.

O romance foi campeão do último concurso realizado pela Amazon quanto ao Prêmio Kindle de Literatura. A obra estava prevista para ser disponibilizada fisicamente apenas em agosto, mas seu lançamento foi antecipado para ocorrer na Bienal de São Paulo. O livro estará à venda por R$ 44,90. Além disso, a escritora participará de três mesas literárias ao longo da Bienal.

A primeira mesa que contará com Vanessa Passos será realizada no dia 5, às 20 horas, dentro do espaço “Papo de Mercado”. Intitulado "Gêneros Literários: Os Benefícios de Quem Escreve Para Um Nicho”, o debate também terá os escritores Felipe Saraiça, Lucas Caseri e Patrícia Lages, com mediação de Lílian Cardoso.

 

No dia seguinte, 6, será promovida a palestra “Por Dentro do Prêmio Kindle de Literatura - O que podemos esperar?”, com mediação de Cassia Carrenho e participações da editora Lívia Vianna, da Record, Ricardo Perez, da Amazon, e Vanessa Passos. No bate-papo, os participantes conversarão sobre o processo de criação e publicação de “A Filha Primitiva” e sobre o Prêmio Kindle.

Quatro dias depois, será a vez de um bate-papo entre vencedores e finalistas do Prêmio Kindle. Além de Vanessa, estarão na conversa J.L. Amaral, Nelson de Oliveira e Jeovanna Vieira, com mediação de Cassia Carrenho. “A Filha Primitiva” também terá sua versão impressa lançada em outras oportunidades.

Em agosto, haverá lançamentos em Porto Alegre (RS) e novamente em São Paulo (SP). Em setembro, a autora viajará para Minas Gerais para participar do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) e irá para o Distrito Federal para participar da Bienal de Brasília. Dois meses depois, em novembro, Vanessa Passos retornará à sua terra natal, Fortaleza, para lançar sua obra vencedora do Prêmio Kindle de Literatura.

 


 

Para Vanessa Passos, essas são conquistas que trazem “muita alegria”, e ela destaca a caminhada percorrida para chegar a esse ponto de sua carreira: “Eu amo as palavras ‘processo’ e ‘jornada’. Às vezes, as pessoas encaram as coisas de forma imediata, e para mim não é assim. Isso começou há muito tempo, são anos de estudo de escrita”.

Ela acrescenta: “Às vezes, nós vemos o momento dos holofotes, mas não os bastidores, a coxia, o que está por trás de tudo isso. Então, para mim, é um momento de preparação, e essa é a colheita, é o resultado que vem a partir desse plantio, que demora. É uma alegria e é muito bacana poder aproveitar isso”.

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Quando: de 2 a 10 de julho
Onde: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP)
Mais info: site da Bienal

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.