Nova diretoria da Academia Brasileira de Cinema terá cearense
A partir de 1ª de julho, entidade passa a ter o cineasta cearense Allan Deberton como diretor social, além de ser presidida pela produtora Renata Almeida Magalhães, primeira mulher a ocupar a funçãoEntidade do setor audiovisual que promove o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e é a responsável por indicar o longa nacional que representará o Brasil no Oscar a cada ano, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais terá nova diretoria a partir da sexta-feira, 1º de julho. Entre as novidades da composição, estão as presenças da primeira mulher a presidir a entidade e, ainda, de um cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A produtora Renata Almeida Magalhães, que assinou ao longo da carreira inúmeros filmes do diretor Cacá Diegues, foi eleita como presidente pelo Conselho Deliberativo da Academia, com previsão para ocupar o cargo até 2024.
Ver essa foto no Instagram
Compondo a nova diretoria, o cineasta cearense Allan Deberton assumirá, na gestão, como diretor social. Ele é diretor do premiado longa "Pacarrete", que venceu o Festival de Gramado em 2019 e levou oito troféus no GP do Cinema Brasileiro em 2021. Entre as funções do cargo, estão a divulgação da entidade junto aos sócios e público em geral, bem como a angariação de novos sócios, por exemplo.
Completam a diretoria recém-eleita o vice-presidente Paulo Mendonça, a diretora secretária Bárbara Paz — que já compunham a diretoria anterior —, o diretor de comunicação Jefferson De e a diretora financeira Ariadne Mazzetti.
A próxima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será no dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro. Dois cearenses estão entre os indicados: o diretor Déo Cardoso disputa a categoria Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, pelo filme "Cabeça de Nêgo", enquanto "Foi um Tempo de Poesia", de Petrus Cariry, concorre como Melhor Curta-Metragem Documentário.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui