Luciano Huck muda de assunto quando Gilberto Gil cita ditadura militar
Episódio aconteceu durante conversa sobre 80 anos de Gilberto Gil no programa "Domingão com Huck" deste domingo, 26
10:35 | Jun. 27, 2022
Em comemoração aos 80 anos de Gilberto Gil, o cantor esteve no Domingão com Huck (Rede Globo) neste domingo, 26. Na ocasião foi entrevistado pelo apresentador Luciano Huck para falar da vida e carreira, e comentou o fato de ter sido preso pela Ditadura Militar em 1968. Quando Gil relacionou com o cenário político atual, de pessoas que querem a volta da ditadura, Luciano rapidamente mudou de assunto, o que fez internautas criticarem a postura do apresentador.
O tema teve início quando Gil relembrou a censura e a prisão na década de 1960. "Nós (Gilberto e Caetano Veloso) fomos presos no dia 27 (de dezembro, de 1968), quinze dias depois do AI-5. E, aí, passamos janeiro, fevereiro, saímos na quarta-feira de cinzas da prisão. Aí, ficamos em prisão domiciliar em Salvador mais seis meses e saímos para o exílio em julho de 1969", contou.
Huck respondeu ao cantor: "Só para a juventude que nos assiste, eu acho importante". O apresentador continuou: "Você imaginar que por você ter divergências políticas ou por você ter opiniões diversas você passa quatro meses na cadeia e seis meses em prisão domiciliar por pensar diferente do outro, você vê a insanidade que é hoje em dia as pessoas tentarem discutir que você não pode pensar diferente do outro".
A deixa permitiu a crítica do artista, agora sobre o Brasil atual. "E muitos até querendo que aquele modelo de governança, aquele modelo de hegemonia do Estado volte, querendo... Tanta gente querendo a ditadura de novo", lastimou Gil. Nesse ponto, Huck deu uma nova direção à conversa. "Agora é o seguinte, vamos voltar à vida de Gilberto Gil. Vocês não querem ver a cozinha como ficou?", convidou Gilberto e a família.
Leia mais
Na internet, usuários relacionaram o comportamento de Luciano Huck com sua suposta aproximação política pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que já declarou ser a favor da ditadura militar. Na disputa entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) em 2018, o apresentador disse ter votado em branco.
Confira reações na web:
Gilberto Gil fala no Domingão da época da sua prisão, exílio e do absurdo das pessoas quererem hoje, a volta da ditadura. Luciano Huck rapidamente desconversa sobre os dias atuais. Ai, ai...
— Gabriela Gomes (@gabisouzagomes) June 26, 2022gilberto gil começou a falar que o governo atual é a favor da ditadura e o luciano huck interrompeu ele na hora#Domingão
— •ferado• (@autismoleve) June 26, 2022Envolvimento político de Luciano Huck
Há anos Huck está nos bastidores da política e seu nome já foi cogitado para concorrer à presidência. Desde 2014, tem assumido posicionamentos como apoiar Aécio Neves (PSDB) na disputa contra Dilma Rousseff (PT).
Em 2018, foi cotado como candidato do PPS (atual Cidadania) à Presidência, mas acabou desistindo por questões familiares e para manter seu programa na Rede Globo. Participa do Movimento Renova BR, fundado pelo empresário Eduardo Mufarej que já elegeu nomes como a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG) e Alessandro Vieira (PSDB).
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui