Pedagoga lança livro-depoimento sobre diagnóstico de autismo do filho
O evento de lançamento será realizado nesta sexta-feira, 17 de junho, no Shopping BenficaA pedagoga e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Kátia Miranda, transformou preconceitos e vivências em um livro que relata o cotidiano de uma mãe ao descobrir o diagnóstico de autismo de seu filho. “O autismo em minha vida: relatos de uma mãe atípica que aprende mais do que ensina” será lançado nesta sexta-feira, dia 17 de junho, às 19 horas, no Shopping Benfica.
Ao descobrir o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Kátia deu uma pausa no trabalho que exercia há nove anos em Itaitinga, mas continuou exercendo o ofício da pedagogia com seu filho Oziel, de 11 anos. A partir da descoberta, a autora narra no livro os desafios que tem enfrentado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Abordo sobre as dificuldades para descobrir o diagnóstico e terapias adequadas. Há relatos do cotidiano que enfrentamos, do preconceito que está enraizado e do capacitismo em várias situações e em vários ambientes”, explica.
“A partir da minha experiência, eu busco ajudar outras famílias a aceitarem o diagnóstico, a entender que a criança possui características diferentes, que precisa de adaptações e que é preciso que a gente lute por eles, pois a sociedade, muitas vezes, fecha as portas. Auxilio também a saberem exigir os direitos dos seus filhos, pois quando você sabe dos direitos, consegue ajudar melhor. A inclusão começa na família”, pontua.
Kátia ainda ressalta que é preciso naturalizar o autismo. Ela encara como algo invisível que só pode ser enxergado após o diagnóstico e, a partir disso, é preciso buscar meios para inserir essas pessoas na sociedade, para que possam estar em vários ambientes.
Lançamento do livro “O Autismo em minha vida: relatos de uma mãe atípica que aprende mais do que ensina”
Quando: Sexta-feira, 17 de junho, às 19h
Onde: Shopping Benfica (2º andar)
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.