Lizzo muda letra de novo single após uso de termo capacitista
Cantora foi criticada por uso pejorativo de termo médico ligado à paralisia cerebral no single "GRRRLS" e anunciou mudança da composição nas redes sociaisA cantora Lizzo anunciou que a letra de "GRRRLS", novo single lançado por ela neste mês, foi oficialmente alterada. A motivação da mudança foi uma série de críticas que a artista recebeu por usar na composição um termo considerado nos EUA como um insulto capacitista — ou seja, preconceituoso contra pessoas com deficiência.
A letra original usava como "gíria" um termo utilizado na medicina para descrever espamos ocasionados pela paralisia cerebral em portadores da condição. "Foi trazido ao meu conhecimento que há uma palavra nociva na minha nova música. Me deixe deixar claro: eu nunca quis promover linguagem depreciativa. Como uma mulher gorda e negra na América, eu tive muitas palavras dolorosas usadas contra mim, então eu entendo o poder que a palavra pode ter", escreveu em comunicado no Instagram.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ver essa foto no Instagram
No mesmo conteúdo no qual pede desculpas pela utilização indevida do termo, Lizzo afirmou que está "orgulhosa" em anunciar que uma nova versão da música substituiu a antiga, sem a menção pejorativa.
"Esse é o resultado de eu ouvir e agir. Como uma artista influente, eu sou dedicada a ser parte da mudança que eu quero ver no mundo", finalizou.
A canção "GRRRLS" faz parte do novo álbum de Lizzo, "Special", previsto para ser lançado em 15 de julho.
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui