Harry Potter: exemplar raro do primeiro livro será leiloado por R$ 1,2 mi
O exemplar faz parte das 500 cópias de capa dura impressas em uma tiragem inicial em 1997, sendo que 300 delas foram para bibliotecas
11:16 | Jun. 01, 2022
Uma cópia rara da primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da escritora britânica J.K. Rowling, será leiloada em Londres com valores a partir de 200 mil libras - quantia que, convertida, corresponde à cifra de R$ 1,2 milhão na cotação disponibilizada até a publicação desta matéria. A versão que estará à venda pela casa de leilões Christie’s tem alguns erros e autógrafo da própria criadora da saga do bruxinho.
Segundo Mark Wiltshire, especialista em livros impressos e co-curador da exposição “A Arte da Literatura”, feita pela casa de leilões, a palavra “filosofal”, por exemplo, está escrita de forma errada na contracapa - nessa versão, ficou faltando a segunda letra ‘O’. Além disso, o tópico “uma varinha” é repetido duas vezes em uma página que traz a lista de itens que os estudantes são convidados a levar para a escola de magia Hogwarts.
As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters, assim como ela também foi o veículo para o qual Wiltshire concedeu entrevista. "Em muitos aspectos, este livro é a manifestação física de uma memória mágica para tantas pessoas, e é isso que o torna tão desejável", comentou.
Leia mais
O exemplar faz parte das 500 cópias de capa dura impressas em uma tiragem inicial em 1997, sendo que 300 delas foram para bibliotecas. Assim, a versão disponibilizada para compra integra a parcela restante. Na época, J.K Rowling ainda era uma escritora desconhecida pelo grande público.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.