Dia da Harmonização Facial? Entenda proposta que arrancou risos na Câmara de SP

Vereadores da Câmara Municipal de SP aprovam projeto de lei que cria o Dia da Harmonização Facial. O projeto ainda precisa passar por mais um turno de votação

10:25 | Mai. 27, 2022

Por: Raquel Aquino
O Dia da Harmonização Facial foi aprovado em sua primeira votação na Câmara Municipal de SP (foto: Reprodução/Clínica Enio Giaccheto)

A Câmara Municipal de São Paulo votou nesta quarta-feira, 25, a proposta de lei do vereador Isac Félix (PL) que cria o "Dia da Harmonização Facial", a ser celebrado no dia 29 de janeiro. Entre risos dos parlamentares, o projeto foi aceito, mas ainda precisa passar por uma segunda votação.

A data comemorativa é uma referência a uma resolução do Conselho Federal de Odontologia, de 2019, que reconheceu a harmonização facial como especialidade odontológica. O vereador defendeu sua proposta com argumentos baseados na “necessidade” da “apresentação pessoal” e no reconhecimento de “um novo ofício” que “pode ajudar muitas pessoas”.

"Essa preocupação não raras vezes gera um trauma psicológico nas pessoas, que também não poucas vezes recorrem a psicólogos, terapeutas e psiquiatras para aprenderem a lidar com estas questões.”, afirma Félix.

E completa: “Mais recentemente, tem feito grande sucesso como uma dessas técnicas, a Harmonização Facial, que tem cumprido muito bem o papel de tornar as pessoas mais felizes com sua aparência.".

Harmonização facial: o que é? 

A harmonização facial é uma técnica de preenchimento facial (não cirúrgica) que busca alinhar e corrigir ângulos da face a fim de tornar o rosto de uma pessoa mais “harmônico”.

Risadas na Câmara de SP

Sem conflitos, o projeto foi aprovado por votação. Alguns parlamentares ao seu redor riram juntamente ao vereador Fernando Holiday (Novo), que leu a aprovação do projeto com gestos de massagem em seu queixo para outros políticos próximos.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui