Conheça filmes com Nise da Silveira, psiquiatra vetada por Bolsonaro
Símbolo da luta antimanicomial no Brasil, a médica Nise da Silveira foi retratada pela ficção e pelo documentário no cinema brasileiroReconhecida pela luta antimanicomial no Brasil e pela pesquisa de formas de tratamento de transtornos psiquiátricos através da arte, a psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) pode ter as ideias acessadas pelo cinema em obras de ficção e documentário.
A trajetória da profissional foi dramatizada no longa-metragem "Nise: O Coração da Loucura" (2015), dirigido por Roberto Berliner e com a atriz Glória Pires interpretando a médica. A trama do longa traz um apanhado da trajetória de Nise, mas foca, especialmente, no trabalho da psiquiatra no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No local, ela estabeleceu uma revolução da psiquiatra no País ao aprofundar as pesquisas e práticas de terapia ocupacional a partir da criação de ateliês artísticos que estimulavam a criatividade de pacientes.
A obra — que saiu vencedora do troféu de Melhor Atriz e do Grande Prêmio do Festival de Cinema de Tóquio — está disponível para streaming nas plataformas HBO Max, Star + e NOW, para aluguel na Microsoft Store e Google Play e para compra na Microsoft, iTunes e Google Play.
É possível, ainda, acessar registros documentais com Nise. Ao longo da década de 1980, o cineasta Leon Hirszman dirigiu o documentário "Imagens do Inconsciente", que acompanha os processos terapêuticos humanistas e artísticos de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, três pacientes com esquizofrenia tratados por Nise. O roteiro do filme do coescrito pela médica e pelo cineasta.
Estabelecido como uma trilogia de mais de três horas, o filme está disponível em "episódios" nas plataformas Looke e Amazon Prime. Além disso, também é possível encontrar o DVD da produção disponível para compra no site do Instituto Moreira Salles.
Na mesma época em que gravou o filme "Imagens do Inconsciente", Hirszman também realizou uma entrevista com Nise da Silveira, mas acabou não editando o material em vida. O registro bruto foi, anos depois, montado por Eduardo Escorel e lançado em 2014 como o filme "Posfácio", que também está disponível nas plataformas citadas.
Nise: O Coração da Loucura
Dirigido por Roberto Berliner, 2015. Disponível em streaming nas plataformas HBO Max, Star + e NOW; para aluguel na Microsoft Store e Google Play; e para compra na Microsoft, iTunes e Google Play
Imagens do Inconsciente
Dirigido por Leon Hirszman, 1986. Disponível em streaming nas plataformas Looke e Prime Video
Posfácio
Dirigido por Leon Hirszman, 2014. Disponível em streaming nas plataformas Looke e Prime Video
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui