Dia do Orgulho Nerd: entenda a origem da data celebrada nesta quarta, 25

O mês de maio é marcado por celebrações ligadas ao universo da cultura pop e nerd

10:36 | Mai. 25, 2022

Por: Miguel Araujo
Evento promove imersão ao mundo da ficção da saga Star Wars (foto: Divulgação)

O dia 25 de maio costuma ser o ponto de encontro de comemorações realizadas ao longo do mês para a comunidade nerd. Afinal, é neste dia que se celebra o Dia do Orgulho Nerd, época marcada pela exaltação às produções do segmento. Entretanto, você sabe por que 25 de maio foi o dia escolhido para essa celebração?

Em primeiro lugar, vale dizer que esse não é o único momento separado no calendário de maio para esse destaque. No dia, por exemplo, é celebrado o Dia de Star Wars, obra que preenche o universo nerd. Nesse caso, a origem está relacionada à fonética da famosa frase “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”, em português), com a sonoridade do dia na língua inglesa (May Fourth).

Quanto ao dia 25, existem algumas possibilidades atreladas a essa celebração. Uma delas também faz referência a Star Wars, já que em 25 de maio de 1977 estreou nos cinemas “Uma Nova Esperança”, o primeiro filme da saga criada por George Lucas. Outro motivo para o estabelecimento do Dia do Orgulho Nerd é a representação do Dia da Toalha, ligado ao universo literário por Douglas Adams na série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

A toalha é considerada um item de sobrevivência dos mochileiros espaciais nessa obra que une ficção científica e humor e que se tornou um marco da cultura pop. A data também ocorre em homenagem ao autor, que faleceu em 11 de maio de 2001. Para demonstrar a importância do escritor em suas vidas, um grupo de fãs saiu nas ruas com toalhas no corpo em 25 de maio daquele ano para homenageá-lo.

Seja para celebrar Star Wars ou o Guia do Mochileiro das Galáxias, o Dia do Orgulho Nerd também serve para demonstrar o impacto cada vez maior de produções desse universo na sociedade.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.