Conheça filmes com Nise da Silveira, psiquiatra vetada por Bolsonaro
Símbolo da luta antimanicomial no Brasil, a médica Nise da Silveira foi retratada pela ficção e pelo documentário no cinema brasileiro
16:32 | Mai. 25, 2022
Reconhecida pela luta antimanicomial no Brasil e pela pesquisa de formas de tratamento de transtornos psiquiátricos através da arte, a psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) pode ter as ideias acessadas pelo cinema em obras de ficção e documentário.
A trajetória da profissional foi dramatizada no longa-metragem "Nise: O Coração da Loucura" (2015), dirigido por Roberto Berliner e com a atriz Glória Pires interpretando a médica. A trama do longa traz um apanhado da trajetória de Nise, mas foca, especialmente, no trabalho da psiquiatra no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II.
No local, ela estabeleceu uma revolução da psiquiatra no País ao aprofundar as pesquisas e práticas de terapia ocupacional a partir da criação de ateliês artísticos que estimulavam a criatividade de pacientes.
A obra — que saiu vencedora do troféu de Melhor Atriz e do Grande Prêmio do Festival de Cinema de Tóquio — está disponível para streaming nas plataformas HBO Max, Star + e NOW, para aluguel na Microsoft Store e Google Play e para compra na Microsoft, iTunes e Google Play.
É possível, ainda, acessar registros documentais com Nise. Ao longo da década de 1980, o cineasta Leon Hirszman dirigiu o documentário "Imagens do Inconsciente", que acompanha os processos terapêuticos humanistas e artísticos de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, três pacientes com esquizofrenia tratados por Nise. O roteiro do filme do coescrito pela médica e pelo cineasta.
Estabelecido como uma trilogia de mais de três horas, o filme está disponível em "episódios" nas plataformas Looke e Amazon Prime. Além disso, também é possível encontrar o DVD da produção disponível para compra no site do Instituto Moreira Salles.
Na mesma época em que gravou o filme "Imagens do Inconsciente", Hirszman também realizou uma entrevista com Nise da Silveira, mas acabou não editando o material em vida. O registro bruto foi, anos depois, montado por Eduardo Escorel e lançado em 2014 como o filme "Posfácio", que também está disponível nas plataformas citadas.
Nise: O Coração da Loucura
Dirigido por Roberto Berliner, 2015. Disponível em streaming nas plataformas HBO Max, Star + e NOW; para aluguel na Microsoft Store e Google Play; e para compra na Microsoft, iTunes e Google Play
Imagens do Inconsciente
Dirigido por Leon Hirszman, 1986. Disponível em streaming nas plataformas Looke e Prime Video
Posfácio
Dirigido por Leon Hirszman, 2014. Disponível em streaming nas plataformas Looke e Prime Video
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui