Designer viraliza com vídeos animados; quem está por trás do 'Cordeirinho'?
Com sucesso de vídeos de animação como 'Eu sou o cordeirinho' e 'Ouviram guepiranga', Rafaella Tuma acumula um milhão de seguidores no Instagram. Conheça a designer
21:31 | Mai. 20, 2022
Desenhos com uma dose de humor misturados com situações que parecem acontecer somente no Brasil. Essa foi a receita que Rafaella Tuma, de 33 anos de idade, encontrou para a criação de vídeos animados nas redes sociais, com sucessos principalmente no Instagram, a exemplo dos hits 'Eu sou o cordeirinho', 'Ouviram guepiranga' e 'Sabido'. Ilustradora e motion designer, já trabalhou com publicidade e marcas importantes, como DC Comics, Santander e Ford.
Atuando na internet há sete anos, antes de viralizar com as animações que alinham histórias inusitadas e desenhos, ilustrava personagens e personalidades queridas pelo público nas redes.
Em conversa com O POVO, ela revela quando surgiu a ideia de criar os vídeos que faz atualmente: a história envolve o pai e os irmãos de Rafaella, porém, como não ela tinha a dublagem para os desenhos, não foi possível começar as postagens dos causos que aconteciam em sua casa. "Sabe os projetos que ficam na gaveta?". Ela, então, escolheu a primeira história caótica para suas animações: a fala de uma mulher no programa Casos de família, do SBT.
Leia mais
Quando começou a faculdade, Rafaella sempre soube que queria trabalhar com criação. Como na época não havia o estouro da internet, não sabia ainda que era com isso que desejava trabalhar, mas logo quando surgiu, viu a oportunidade de negócio na web.
Ela tem formação em administração e marketing, designer gráfico, com pós em motion graphic (design de animação). Em apenas dois dias, ganhou mais de 400 mil seguidores no Instagram.
Rafaella Tuma teve um dos vídeos respostado pela Xuxa
O reconhecimento da designer foi impulsionado também por grandes celebridades repostando seus trabalhos. Em seus perfis, questionada sobre qual famoso ela mais sentiu o impacto do sucesso, Tuma diz que a apresentadora Xuxa foi uma grande surpresa. Na conversa, ela relata que a ficha só começou a cair agora: “Tive umas ânsias de vômitos, coluna travada, fora isso tá tudo bem”.
Rafaella Tuma faz toda a elaboração do conteúdo dos posts sozinha. A designer informa que com o crescimento da página e dos números, ela preciso separar umas pessoas para a parte burocrática, e o apoio da família sempre esteve presente. O irmão e a mãe também trabalham pela internet: os dois têm um canal no YouTube, Achei Saturno e Via Dandhara.
'Cordeirinho' é o vídeo preferido da designer
Quando questionada sobre qual o seu vídeo favorito, diz que o do garotinho que mescla o louvor com a música infantil da barata, é o preferido. Ela ainda afirma que os planos para o futuro estão além do ambiente virtual, virão produtos físicos, quanto nas redes, anuncia que terá mais frequência nas postagens e que agora são os seguidores que trazem as histórias para ela. Rafaella Tuma é do interior de São Paulo, Ribeirão Preto.
É MENTIRA DA BARAAAATA.... #eusouocordeirinho #cordeirinho #barataejesus #jesusebarata #rafaellatuma #humor #memes #memesanimados #animacao pic.twitter.com/9HYZ4X7n7h
— Rafaella Tuma (@rafaella_tuma) May 10, 2022