Restaurante coreano em Fortaleza: conheça locais e pratos tradicionais
A culinária coreana vem se popularizando nos últimos anos. Em Fortaleza, tem opções de restaurante coreano; conheça locais na Capital cearense e pratos tradicionaisCom o boom global da cultura coreana, um aspecto além da música e da dramaturgia que vem fazendo muito sucesso é a culinária típica desse país.
Em Fortaleza, no Ceará (CE), após a vinda em massa de imigrantes coreanos para trabalhar no Porto do Pecém, diversos restaurantes especializados na cozinha asiática foram estabelecidos aqui.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Confira abaixo uma lista dos restaurantes na Capital cearense e a história por trás dos pratos mais famosos e populares da Coreia do Sul:
Confira opções de restaurante coreano em Fortaleza
K-Bab
- Endereço: Av. Desembargador Moreira, 88 - Meireles, Fortaleza
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 12h às 15h, e das 18h às 21h. Sábado de 12h às 21h. Fechado aos domingos.
- Telefone: (85) 3085-1760
- Cardápio: linktr.ee/kbab.fortaleza
- Oferece pratos tradicionais coreanos a um preço acessível. Detalhe no cardápio para os bolinhos em formato de peixes recheados com pasta doce de feijão vermelho, os bungeoppang, lanche muito popular na Coreia e que aparece em todos os K-Dramas!
Mashita
- Endereço: R. José Vilar, 1667 - Aldeota, Fortaleza
- Horário de funcionamento: De quinta a domingo, 11h30 à 15h, e das 18h às 21h30
- Telefone: (85) 98213-1985
- Funcionando há quatro anos, o Mashita é um dos restaurantes mais autênticos da cidade, localizado no coração da Aldeota, e muito querido pelos clientes. Os donos, coreanos de nascença e criação, resolveram retornar ao seu país de origem em setembro deste ano, e estão à procura de repassar o ponto (e as receitas tradicionalíssimas!).
K-pop&Food
- Endereço: Rua Professor Lino Encarnação, 191 - Parquelândia, Fortaleza
- Horário de funcionamento: De segunda à sábado, das 17h às 22h
- Telefone: (85) 98852-0472
- Cardápio: kpopnfood.menudino.com
- Misturando pratos típicos da cozinha coreana com alguns coringas da culinária, como porções de batatas fritas e hot dogs, o restaurante K-pop&Food integra a música à comida: nas sextas e sábados, das 18h às 22h, o estabelecimento promove as noites de “Noraebang”, termo em coreano para o japonês “karaokê”. A entrada é gratuita.
Restaurante coreano em Fortaleza: confira os pratos tradicionais do país
Kimchi
Acelga apimentada
Preparada em porções grandes, para durar até meses na geladeira (algumas famílias preparam o kimchi só uma vez por ano!), esse prato é o mais conhecido fora da Coreia. Folhas de acelga marinadas em pimenta e outros temperos, deixada para marinar e adquirir acidez, estão sempre presentes nas refeições coreanas como o acompanhamento essencial!
Bulgogi
Carne fatiada
O bulgogi é o tipo de preparação de carne bovina que mais prevalece na Coreia. Um pedaço de carne gordurosa é cortado em fatias e preparado com diversas especiarias, como gengibre e alho, e cozido em altas temperaturas, logo antes do consumo. Muito popular tanto dentro quanto fora da Coreia, é o consumo de bulgogi assado em grills que ficam no meio das mesas, para uso livre dos clientes.
Jajangmyeon
Macarrão com feijão preto
Um dos pratos mais retratados nas novelas coreanas, os k-dramas, é o jajangmyeon, o macarrão com pasta de feijão preto e barriga de porco. Prato muito típico e fácil de fazer, pode ser encontrado na maioria dos locais que vendem artigos da culinária coreana. Ah, e aviso: lá na Coreia, fazer sons enquanto se come, especialmente comidas com muito molho, é sinal de agradecimento e de apreciação pelo sabor do prato. Então, se estiver comendo na casa de coreanos, deixe a etiqueta ocidental de lado e aproveite!
Tteokbokki
Bolinhos de arroz
Muito popular entre as crianças, os bolinhos de arroz em formato cilíndrico podem ser temperados com molho de soja, que não é apimentado, ou pasta de pimenta chili, que é muito apimentado e mais comum. Frequentemente consumido como acompanhamento aos pratos principais, também aparece muito nos K-dramas, como um lanchinho no meio do dia para os protagonistas.
Gimbap
Sushi coreano
A primeira impressão que se tem ao observar um rolinho de gimbap é perceber a influência da culinária japonesa nesse prato. Mas, mesmo isso sendo verdade, o gimbap é único: não leva peixe, na maioria das vezes, mas sim legumes e vegetais, e nada das frituras ou do cream cheese tão populares aqui no Brasil. Por isso, é bem mais fácil de se fazer, e super prático, podendo servir de refeição ou só um lanche.
Soju
Bebida destilada
A bebida alcoólica oficial da Coreia do Sul, o soju é servido na maioria dos restaurantes coreanos e é feito a partir de grãos de arroz, trigo ou cevada. De acordo com a revista Exame, a Coreia era, em 2014, o país que mais bebia destilados do mundo, passando à frente das Filipinas e da Rússia.
Com aproximadamente 14 “shots” de destilados por semana, a população sul-coreana bateu um recorde e ficou na primeira posição. O alto consumo não reflete tendências alcoólatras: é porque o sabor levemente adocicado e suave combinam muito com a culinária do país, levando a bebida a ser muito consumida durante as refeições.